Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Abril de 2009 às 05:32

    Imprimir


Números de casos assustam autoridades e plano estratégico será usado para combater o mosquito transmissor

O grande número de pessoas picadas pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, está assustando as autoridades do município de Nortelândia. Os postos de saúde estão lotados de pessoas com sintoma da doença, obrigando o aumento do número de leitos nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), o que não é diferente também no único hospital particular da cidade.

De acordo com informações dos técnicos da saúde municipal, uma média de 30 pessoas estão sendo atendidas diariamente, os estoques de soro e remédios para amenizar os efeitos da doença já acabaram e o município está encontrando dificuldades para socorrer os moradores por conta da falta de recursos para aquisição dos produtos, o que não acontecia a mais de dois anos.

A situação é tão preocupante que o prefeito municipal, Neurilan Fraga, convocou uma reunião de emergência com agentes de saúde e endemias, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, secretários municipais, professores e funcionários públicos municipais, que foi realizada no auditório da Casa da Juventude “Padre Mathias Orth”, durante toda à tarde desta quarta-feira (29), quando o Conselho Municipal de Saúde discutiu os problemas existentes, ouvindo todas as pessoas envolvidas que apresentaram os problemas existentes e debateram ainda um planejamento estratégico que será desenvolvido, objetivando conscientizar a população da necessidade de tomar os cuidados necessários para acabar com a doença.

O chefe do executivo municipal em conjunto com o Deputado Estadual José Domingos, já acionou a equipe da Vigilância Epidemiológica do estado que deverá enviar técnicos ao município para avaliar a situação e decidir pelo uso do fumacê o mais urgente possível. “A situação é grave e é necessário que utilizemos todos os mecanismos para evitar que piore ainda mais, estamos centrando todos os esforços para sensibilizar as autoridades para o problema e resolvê-lo da melhor forma” garantiu o prefeito.

Durante a reunião foi apresentado um levantamento feito pelos profissionais do município com fotos de casas e terrenos e entre as decisões tomadas pela administração está o fechamento da prefeitura municipal na próxima segunda-feira (04), para que funcionários, secretários e assessores participem de um grande mutirão que percorrerá as ruas da cidade conclamando a população a limpar seus quintais, caixas d’água e todo e qualquer recipiente que possa se transformar num hospedeiro para o mosquito transmissor da dengue. Um carro de som será utilizado para chamar a atenção dos moradores, enquanto quatro equipes com caminhões, tratores e máquinas recolherão lixos pelas ruas da cidade.

Os agentes apontaram como grande problema para evitar a proliferação da dengue, o fato de os moradores não colaborarem com a limpeza de seus terrenos e o quintal das casas. Segundo eles, as pessoas dificultam o trabalho da equipe e não acatam as orientações repassadas ou atendem apenas diante da presença dos agentes e depois relaxam, provocando a situação vivida neste momento.

Todos destacaram a importância do papel de que cada pessoa, colaborando numa vigilância ininterrupta para que a cidade não seja assolada pela dengue, como está ocorrendo hoje em Nortelândia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160670/visualizar/