Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 28 de Junho de 2013 às 21:46

    Imprimir


O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) realizou, na tarde do último dia 27 de junho, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a 5ª Reunião Ordinária da Diretoria, onde avaliaram o 1º Encontro de Jornalistas do setor de Base Florestal, ocorrido em Sinop, o 1º Encontro Nacional Florestal em Brasília e também assuntos referentes ao desenvolvimento do setor.


 
O presidente do Cipem, João Carlos Baldasso, abriu a reunião destacando a importância do Plano de Desenvolvimento Florestal (PDF), que teve sua licitação concluída no último dia 13. Somente a empresa STCP Engenharia de Projetos se propôs a elaborar o trabalho, e, após a conferência dos documentos que comprovavam que poderia participar, esta foi escolhida.


 
“Com a realização do PDF, o setor de base florestal dará um importante passo na ampliação da qualidade, produtividade e competitividade. O segmento é uma atividade com potencial enorme, que, a exemplo do Mato Grosso do Sul e Piauí - que já desenvolveram o PDF -, Mato Grosso, que tem um grande potencial florestal, será um grande produtor de destacando no país”, garantiu Baldasso.


 
Baldasso também ressaltou sobre o Encontro Nacional Florestal realizado em Brasília. “O evento mostrou como o setor está sintonizado para melhorar o ambiente de negócio. No evento, foi discutido bastante sobre a questão do excesso de burocracia, que gera insegurança jurídica afastando novas grandes empresas de investir no segmento. Outro ponto abordado foi a diferença de países, como o Canada e a Malásia, que obtiveram sucesso com a atividade florestal, fazendo um comparativo da legislação ambiental desses países, que, em relação ao Brasil, é extremamente engessada. Conforme foi apresentado, eles têm um modelo simplificado com apenas um órgão para tratar da questão ambiental, ficando mais fácil discutir e resolver os problemas que afetam a competitividade do setor”.


 
O presidente eleito do Sindusmad, Gleisson Tagliari, que avaliou o 1º Encontro de Jornalistas, ocorrido em Sinop, falou sobre a mudança de conceito. “Diante da importância do setor para economia e conservação da floresta, conseguimos mudar o conceito do setor e esse encontro mostra isso, onde sentados ao mesmo lado da mesa de políticos, jornalistas e empresários do setor de base florestal. Vejo a realização desse encontro como um passo importante para consolidar o relacionamento e dar subsídios para que a imprensa possa entender o trabalho sério e a legalidade do setor florestal”, afirmou Tagliari.
 
 
O presidente do Fundo de Apoio à Madeira (Famad), Jaldes Langer, aproveitou a ocasião para falar sobre a aplicação dos investimentos em ações que deem resultados. “O setor hoje trabalha com foco nas ações sustentáveis e reponsabilidade ambiental e social, com projetos inovadores com a missão de educar nossas crianças para que elas respeitem o meio ambiente, conhecendo a contribuição do setor florestal para sua vida” concluiu Langer.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16086/visualizar/