Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Abril de 2009 às 11:04

    Imprimir


Os casos de dengue em Tangará da Serra, desde a clássica até a hemorrágica, vem aumentando significativamente. A situação preocupa o Setor de Endemias do Município e coloca em alerta a população em relação à uma epidemia.

A Unidade Mista de Saúde (UMS) está lotada de pacientes suspeitos de terem contraído a doença e diariamente vem encaminhado casos de crianças com complicações para a UTI.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem dificuldades para receber as notificações dos casos de dengue, haja vista que algumas instituições não estão cumprindo com o seu papel de comunicar a Secretaria através de notificação.

De acordo com dados do Setor de Endemias, em 2008, de 1º de janeiro à 30 de abril, foram notificados 156 casos de dengue clássica, uma dengue hemorrágica, 79 foram descartados, somando um total de 236.

Porém, no mesmo período deste ano, de 1º de janeiro até a presente data, foram 126 casos de dengue clássica, duas dengue com complicações, quatro dengue hemorrágicas, 71 descartadas, 40 inclusiva e 505 casos aguardando resultado, um total de 747 casos dentro de apenas quatro meses. Foram aproximadamente 205% de aumento nos casos de dengue.

Conforme a Coordenadora do Setor de Endemias, Maria do Carmo Lima, a falta de conscientização da população faz com que o trabalho dos agentes seja perdido. “Infelizmente os produtos utilizados pela endemias no combate do mosquito não mata as larvas. A população tem e precisa se conscientizar de que é preciso limpar os quintais todos os dias. Água parada é algo que não se deve deixar em recipiente nenhum, pois é ali que o mosquito se prolifera. Ainda continuamos com os bloqueios e todo um trabalho no combate da dengue, mas mesmo assim precisamos do apoio da população”, lamenta a coordenadora.

CASOS NO ESTADO - A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso recebeu, de Janeiro a 22 de Abril de 2009, um total de 9.521 notificações de casos de Dengue. Deste número 408 são casos graves de Dengue. Foram registrados, no período, 13 óbitos. Do total de óbitos que Mato Grosso computa, 13, o restante ocorreram nos municípios de Tangará da Serra (um óbito sob investigação). Um no município de Nova Nazaré, ainda sob investigação. O município de Rosário Oeste registra dois óbitos, sendo um confirmado como Síndrome de Choque da Dengue e um óbito ainda sob investigação. O município de Diamantino também registrou um óbito.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161002/visualizar/