Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Abril de 2009 às 04:56

    Imprimir


Depois de assistir as vendas despencarem no final do ano passado, as concessionárias agora nem se lembram da crise. Há modelos com até dois meses de espera.

Um vem e compra. “É por causa do IPI”, revela o contador Getúlio Gonçalves. Logo, outro vem atrás. “Eu comprei um na semana passada e trouxe o meu tio para comprar o dele”, conta o motorista Roberto Mauro da Cunha.

É assim desde que o brasileiro experimentou o desconto no imposto. Faturar está fácil, entregar, nem tanto.

“O que aconteceu quando veio o início da crise, as fábricas diminuíram a produção. Com isso, houve a redução dos estoques, tanto nas revendas, quanto nas fábricas. Quando veio a redução do IPI e o aquecimento novamente do volume, alguns produtos ficaram prejudicados”, explica o vice-presidente nacional da Fenabrave, Joel Jorge Pasqualin.

“Nós temos carros com fila de espera de 60 dias”, diz o gerente Bruno de Araújo Fiúza.

“Você espera pelo desconto. Nós demos o nosso carro usado de entrada, ficamos com o carro até a entrega do novo. Então, para nós foi vantagem”, afirma o empresário Cleuber Gonçalves.

Carros mais completos

Muitos ainda aproveitam o desconto para escolher veículos mais completos. Em vez, do básico. “Vai vir no carro a direção, vidro e trava”, conta o autônomo Ricardo Ferreira.

Por isso, algumas vezes, o maior tempo de espera não é por um modelo popular. É por um carro com motor um ponto seis, ar e direção. A revenda não tem nenhum nem para mostrar para o cliente. Quem quiser comprar com a redução do IPI compra. Levar é que são elas.

“Um dos modelos nós estávamos pedindo 90 dias para entrega. Hoje eu recebi um comunicado da fábrica, que voltou a produção em maior escala. Então, agora, você vai esperar somente 45 dias”, revela o gerente de vendas Maurício Turquia. Somente um mês e meio? “Incomodado eu já estou. Eu já queria estar com o carro, mas já que é assim”, diz o representante comercial Luiz Fernandes Machado.

E dois meses de espera? Para o motorista Silvano Lúcio nada que se compare ao tempo até conseguir o primeiro carro zero. “Seis a sete anos pelejando. Aí consegui juntar um dinheirinho para pegar um. É um sonho”, afirma.





Fonte: Do G1, com informações do Jornal da Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161118/visualizar/