Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Abril de 2009 às 13:14
Por: Alexandro Martello

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quarta-feira (15), durante audiência pública na comissão mista do Congresso Nacional de acompanhamento da crise financeira internacional, que o "fundo do poço", para a economia brasileira, já teria sido atingido e que o país, neste momento, já estaria em processo de recuperação.

"No Brasil, entramos por último na crise, e, talvez, sejamos um dos primeiros a sair. O que não impede que tenha havido uma forte desaceleração da economia. No último trimestre de 2008, tivemos queda forte do PIB [de 3,6% contra os três meses anteriores]. Vários setores perderam mercado e crédito. Porém, eu diria que a economia, em março e abril, já apresenta sinais de alguma recuperação. Posso dizer que acredito que o fundo do poço já passou no Brasil. Não quer dizer que a crise já passou, mas que a fase mais aguda foi deixada para trás", afirmou Mantega.

Aceleração no segundo semestre

De acordo com a avaliação do ministro da Fazenda, a economia permanecerá "menos aquecida" no primeiro semestre deste ano. "Mas teremos aceleração no segundo semestre. Devemos terminar já crescendo a 3% a 4% no último trimestre deste ano e, em 2009 como um todo, deveremos ter crescimento positivo [do PIB]", disse Guido Mantega.

Investimentos externos

O ministro da Fazenda disse ainda que, depois da China, o Brasil é considerado pelos investidores como o segundo mercado mais atrativo. Ele citou uma pesquisa realizada pelo "Emerging Markets Private Equity Association". No ano passado, a economia brasileira era considerada a quarta mais atrativa. "Quando os investimentos voltarem, teremos um fluxo maior [de dólares] para a economia brasileira", afirmou ele.

Economia mundial

O otimismo do ministro no que tange a economia brasileira não é compartilhada, porém, com os outros países. Segundo ele, há "alguns sinais" de melhora no âmbito financeiro, com o mercado financeiro "um pouco mais calmo".

"Mas os bancos grandes mundiais continuam fragilizados devido às aplicações temerárias que fizeram. O mercado está um pouco mais calmo, e o crédito interbancário já está voltando. Um banco já consegue tomar dinheiro emprestado de outro banco, então começa a financiar a produção. A reunião do G20 avançou com propostas que estão devolvendo um pouco da confiança perdida no mundo, mas ainda há uma grande desconfiança nos destinos da economia mundial", avaliou Mantega.

Segundo sua avaliação, o "fundo do poço" da economia mundial talvez já tenha sido atingido, embora não haja uma certeza sobre isso. "Talvez tenhamos chegado no fundo do poço, mas não posso garantir que assim seja. Poderemos ter alguma nova surpresa em duas ou três semanas", disse ele. Em sua visão, entretanto, a crise internacional deverá ser mais curta do que o imaginado anteriormente, com os Estados Unidos já apresentando crescimento no último trimestre de 2009.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161471/visualizar/