Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 10 de Abril de 2009 às 09:59

    Imprimir


Na quarta reportagem especial sobre a BR-163 (Cuiabá-Santarém) e a Amazônia, o Jornal Nacional destacou nesta quinta (9) à noite o empreendedorismo do empresário e deputado estadual Otaviano Pivetta, ex-prefeito de dois mandatos de Lucas do Rio Verde. Ele chegou no Médio-Norte nos anos 80 como caminhoneiro e hoje é um dos maiores exportadores de soja e carne do país. Diretor-presidente do Grupo Vanguarda, Pivetta emprega 3 mil pessoas. Seu patrimônio pessoal chega próximo de R$ 100 milhões. Em meio às discussões sobre preservação ambiental na Amazônia Legal, Pivetta diz ao JN que "é preciso desenvolver um grande projeto de revitalização do solo degradado porque isso tende a levar Mato Grosso a triplicar a produção sem derrubar, sequer, uma árvore".

O repórter Júlio Mosquéra entrevistou outras personagens que estão construindo histórias ao longo de uma das principais rodovias brasileiras. Yolanda Dambros, por exemplo, cultiva mudas para reflorestamento. Em Lucas do Rio Verde, conforme mostra a reportagem, todos os produtores aderiram ao projeto de preservação das margens dos rios e córregos. Em Sinop, cidade-pólo do Nortão, há cobrança para que as universidades públicas formem mão-de-obra qualificada para espalhar a tecnologia do aprimoramento da agricultura e do manejo florestal.

As madeireiras que também surgiram às margens da BR-163 tiveram que se adaptar. Ao invés de venderem a madeira bruta, preparam-na para o consumo diante das dificuldades cada vez maiores de extraí-la da floresta. O JN destaca mostra ainda que, para reduzir custos, o caminho é concluir a pavimentação da 163 em Mato Grosso e Pará, o que facilitaria a exportação para os Estados Unidos, Ásia e Européia. Hoje, o que resta de alternativa mais viável aos produtores mato-grossenses é o porto de Paranaguá (PR), com 2,3 mil km de distância.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161845/visualizar/