Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 19 de Março de 2009 às 14:39

    Imprimir


O outono começa às 8h44 desta sexta-feira (20) e deve ser marcada pela diminuição das chuvas e pelas temperaturas amenas na maior parte do país. A estação representa um período de transição entre os meses mais quentes e úmidos (verão) e os mais secos do ano (inverno).

De acordo com as previsões do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o primeiro final de semana de outono será nublado e com chuvas na maior parte do país, mas o sol deve aparecer no decorrer do dia. No Norte e no Centro-Oeste, pode haver ocorrência de trovoadas.

Após um verão marcado por chuvas intensas, as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ter uma diminuição das precipitações pluviométricas durante o mês de abril, ficando perto da média da estação, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já as temperaturas devem ficar acima da média --que varia de 16ºC aos 20ºC--, nas duas regiões.

Em São Paulo, os termômetros devem superar as médias que correspondem a 19ºC no mês de abril, 17,6ºC em maio e 16,6ºC em junho.

No Norte e no Nordeste, as chuvas devem ficar um pouco mais frequentes, devido ao fenômeno La Niña, que atua no oceano Pacífico e aumenta as chuvas no Norte do país.

De acordo com a meteorologista Morgana de Almeida, do Inmet, o fenômeno atua de forma fraca na região e deve perder ainda mais a força nos meses de abril e maio, mas também deve provocar a redução das chuvas na região Sul do país.

Os termômetros devem marcar temperaturas amenas nas regiões Sul, Norte e Nordeste, podendo ficar abaixo da média para o outono. O inverno começa no dia 21 de junho.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163044/visualizar/