Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Março de 2009 às 14:30
Por: Eduardo Cucolo

    Imprimir


A arrecadação do governo federal, descontado o resultado da Previdência, caiu 12,4% no primeiro bimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Receita Federal, trata-se da primeira queda nesse tipo de comparação desde 2003 e o maior recuo desde 1996. Nesses dois anos, a arrecadação começou o ano no vermelho e terminou o período em queda.

Apesar desse resultado, a Receita avalia que ainda é cedo para projetar uma tendência para 2009. O órgão também descarta que o governo vá reagir à queda na arrecadação com o aumento de tributos.

"No passado, a resposta à queda na arrecadação era o aumento de alíquotas. Mas o ambiente econômico hoje é de desoneração", afirmou o coordenador da Receita Marcelo Siqueira.

O dez maiores setores da economia, incluindo bancos e indústrias, responderam por 96% da queda na arrecadação no período. Percentualmente, as maiores reduções no pagamento de tributos ficaram com metalurgia (-51%), extração de minerais (-47%) e fabricação de veículos (-41%).

Fevereiro

Considerando também o resultado da Previdência, a arrecadação de impostos e contribuições caiu 27% em fevereiro na comparação com janeiro. Foram arrecadados R$ 45,106 bilhões no mês passado. Esse é o pior resultado desde maio de 2006.

É também o segundo mês consecutivo de queda na arrecadação em relação ao mês anterior e o quarto em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com fevereiro de 2008, a queda foi de 11,5% (descontando a inflação do período).

No primeiro bimestre do ano, a arrecadação recuou 9,11% e ficou em R$ 106,886 bilhões, considerando o resultado da Previdência Social.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163045/visualizar/