Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 19 de Março de 2009 às 13:51
Por: Alline Marques

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), saiu em defesa do reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Mahmudo Karim, e acarretou aos adversários políticos a autoria dos protestos e movimentos ocorridos nos últimos dias, devido a proximidade da eleição para reitoria.

Taisir enfrenta uma crise institucional e diversos protestos de estudantes e professores, em função do anúncio sobre a alteração do calendário de aulas, que, em tese, reduz em cinco meses o ano letivo de 2009 e 2010.

Para Riva, esta crise já era anunciada e o parlamentar defendeu que o reitor avisou que se implantasse o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) a instituição passaria por uma crise financeira. Isso porque o orçamento seria suficiente apenas para fazer frente às despesas e a implantação do PCCS, portanto ficaria com a capacidade de investimento zero.

Mesmo assim, Riva defende a ação. “Eu acho que é um grande avanço, porque um profissional bem remunerado rende muito mais. Agora, é natural que a Unemat terá que passar por um novo processo de discussão e o Estado terá que aumentar a receita da universidade”, explicou.

O deputado acredita também que o Estado cumprirá com sua parte e fará mais investimentos na Unemat, pois, para ele, não há outra forma da instituição atender a demanda atual, melhorar o espaço físico e investir nos cursos existentes, para que num segundo momento venha ampliar.

“Que a situação da Unemat não é confortável, isso nós sabemos, mas temos que ajudá-la. Também não adianta massacrar o reitor da Unemat, porque não vai adiantar. Se ele ao menos tivesse roubando o dinheiro da Unemat, mas não está. A verdade é que os recursos são poucos e não dá para atender o que todos querem. (...) Mas não há má gestão, há na verdade uma escassez de recurso”, declarou.

De acordo com Riva, a Assembléia estará aberta ao diálogo para todos, inclusive os opositores ao reitor, mas dentro do aceitável e que for coerente. O deputado citou o exemplo do campus de Juara, que foi criado com limitações, mas todos sabiam e aceitaram, mesmo assim existem reclamações.

Porém o parlamentar adiantou que visitou o campus da cidade, onde é seu colégio eleitora, junto com o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado, Chico Daltro, e o reitor, quando foi assumido o compromisso de investimento de R$ 430 milhões.

“Acho que estamos encaminhando para resolver o problema da Unemat, mas é preciso ter um pouco de paciência. O governo do Estado priorizou aquilo que eles pediram: o PCCS”, ressaltou.

Sobre os rumores de que servidores e estudantes estariam sendo ameaçados, Riva disse que não concorda com esta atitude, mas destacou que não acredita que Taisir esteja ameaçando as pessoas. “Mas se tiver está errado, não sou a favor deste método, isso não resolve nada. O que resolve é o dialogo. Quando há divergência é preciso sentar com as partes e discutir. A partir dessas discussões vamos encontrar uma saída”, finalizou.

Protesto

Cerca de 300 estudantes e professores do campus de Juara participaram de uma manifestação pelas ruas da cidade para denunciar a falência administrativa da Unemat e o constante desrespeito à lei pelo reitor da instituição,Taisir Mahmudo Karim. Faixas e palavras de ordem “pediram a cabeça” do reitor no protesto feito na noite de terça (17).

Paralelo à manifestação, os campi de Tangará da Serra, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Barra do Bugres e Nova Xavantina fizeram reuniões e assembléias locais. O movimento realiza assembléia geral amanhã (quinta-feira, 19), às 19h30, no pátio do campus da Unemat em Cáceres.

O objetivo era cobrar explicações públicas sobre o anúncio do reitor de que a Unemat está em crise financeira. A greve geral não está descartada.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163052/visualizar/