Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Março de 2009 às 13:42
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


A caravana do Mutirão da Cidadania encerra seus trabalhos do mês de março pelo Interior do Estado no próximo sábado (21.03), em Nova Ubiratã. De Acorizal, primeiro município visitado este ano e onde foram realizados 3.048 atendimentos no começo do mês, até Itanhangá, onde foram contabilizados 11.073 atendimentos, a caravana passou por dez cidades, acumulando um saldo de mais de 63 mil atendimentos.

A técnica da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Marli Colturato, que coordena a caravana do Mutirão destacou o caráter social do projeto. “O mutirão tem um papel social importante, por levar serviços públicos essenciais até as comunidades carentes, que são as que mais enfrentam dificuldades para obter esses serviços”, lembrou.

Em 2008, o Mutirão da Cidadania fez 217.892 atendimentos em mais de 40 municípios e atendeu três bairros de Cuiabá e Várzea Grande, além de comunidades indígenas do Xingu. Este ano o Mutirão vai percorrer 80 municípios do Interior e terminará cada mês alternando algum bairro de Cuiabá ou Várzea Grande. O primeiro, no dia 29 de março, será o Centro América, em Cuiabá.

Depois de Acorizal, a caravana passou por Nobres, onde fez 5.621 atendimentos, Nova Mutum (5.684), Tapurah (7.014), Santa Rita do Trivelato (4.439), Diamantino (6.598), Nova Marilândia (4.785), Nova Maringá (6.970), São José do Rio Claro (8.077) e Itanhangá, na qual os 11.073 atendimentos foram divididos entre a área urbana e os distritos de Simeone e Monte Alto.

SERVIÇOS ESSENCIAIS GRÁTIS - Durante um dia inteiro, a população das 10 cidades visitadas tiveram acesso gratuito a serviços essenciais, como emissão de documentos - registro de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho; orientações jurídicas, sobre direitos do consumidor, palestras educativas sobre saúde, trânsito e meio-ambiente; além de orientações sobre os programas sociais da Setecs e atividades de lazer.

Segundo Marli, o envolvimento dos municípios, mostrado por iniciativas próprias como a realização de palestras, e alguns deles até exames, tem sido essencial para o êxito do trabalho. “É bom perceber que eles também estão fazendo a sua parte. A parceria entre o governo, através das diversas secretarias que integram a caravana e Prefeituras, é fundamental para o sucesso dessa ação conjunta”, avaliou.

Este ano, entre os órgãos parceiros do mutirão estão: Instituto de Identificação, Sine, Secretaria Estadual de Saúde, Banco do Brasil, Cartório de Registro Civil, Defensoria Pública, MT Saúde, Procon, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Meio Ambiente, Detran, Polícia Judiciária Civil, Secretaria de Cultura e Secretaria de Justiça e Segurança Pública.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163056/visualizar/