Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Março de 2009 às 16:58

    Imprimir


Mais dois casos de morte causados por dengue hemorrágica foram registrados em Mato Grosso no prazo de uma semana. Os dados estão no relatório da Secretaria de Saúde, divulgado hoje. A Secretaria de Saúde de Mato Grosso continua reforçando o alerta para a ampliação nas ações de prevenção e controle da dengue aos 141 municípios do Estado.

A grande preocupação é quanto ao aumento das notificações dos casos graves e de ocorrências de mortes. De 1º de janeiro até ontem ( 17), foram registradas 2.813 notificações. No mesmo período do ano passado foram registradas 4.980 notificações.

O número representa uma queda de 43.51%. Desse total, 94 notificações são de casos graves da doença, assim distribuídos: 27 casos foram confirmados como sendo casos graves e 67 estão sob investigação. Dos 94 casos graves notificados 87 evoluíram para cura, sete casos resultaram em óbito.

Os casos graves de dengue ocorreram em vários municípios do Estado. A capital do Estado, por exemplo, registrou 40 casos graves. Desse total, nove foram confirmados como casos graves e 31 casos estão sob investigação. Dos 40 casos graves registrados, 38 evoluíram para a cura e dois resultaram em óbitos.

Na segunda maior cidade do Estado, Várzea Grande, foram registrados 13 casos graves de dengue, sendo que três casos foram confirmados e 10 casos estão sob investigação. Os 13 casos registrados de Várzea Grande evoluíram todos para a cura. Em Nova Nazaré foi registrado um caso como grave e evoluiu para óbito e está sob investigação.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que “o Estado já tem implantando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) cujo objetivo é identificar, interpretar e analisar informações de ocorrências de doenças de notificação compulsória, inclusive a dengue, cujos casos graves podem ser notificados pelo telefone 0800-6471201, com plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, no intuito de melhorar a prevenção e a assistência aos pacientes suspeitos de dengue”.

A Vigilância do Estado em parceria com a Vigilância do município de Cuiabá estará promovendo uma capacitação dos profissionais médicos das Unidades de Pronto Atendimento para o diagnóstico e tratamento oportuno das ocorrências dos casos graves de dengue. A capacitação acontece amanhã (19).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163139/visualizar/