Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Março de 2009 às 16:11
Por: Valdeque Matos

    Imprimir


Com a preocupação constante de fazer avançar o setor Educacional, o deputado Percival Muniz (PPS) anunciou na sessão vespertina de terça-feira, dia 17, que a sigla terá como bandeira em Mato Grosso a implantação da Escola em Tempo Integral. Diante disso, o parlamentar indicou ao Governo do Estado a necessidade de que todas as escolas a serem construídas tenham seus projetos arquitetônicos adequados para o desenvolvimento da Educação em Tempo Integral.

Segundo ele, a o objetivo da indicação é garantir escolas adequadas para que os educadores, com mais tempo para desenvolverem atividades pedagógicas, possam melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso. “A escola de tempo integral é o caminho mais adequado e eficaz para conquistarmos a qualidade educacional e, também, garantimos a inclusão social para boa parte da nossa gente. Por isso, o PPS decidiu ter esta proposta como uma bandeira em Mato Grosso”.

Muniz destacou que manter as crianças e jovens na escola em tempo integral, com acompanhamento especializado - com esportes, músicas e bibliotecas - é essencial para adequação da educação às transformações dos novos tempos”, frisou.

O parlamentar socialista salientou ainda que, na proposta de tempo integral, a escola não pode ser um lugar de confinamento, mas sim uma oportunidade para uma vida melhor. “Mas só faz sentido ampliar a jornada escolar se tivermos a perspectiva de que ocorrerá aprendizagens significativas e emancipadoras”, ponderou.

Ele apontou que a escola deve ser atrativa, de forma que o aluno encontre ali um ambiente social em que viva plenamente. “A escola não pode ser uma simples classe de exercícios intelectuais especializados. Ele deve ser atrativa, com as estruturas físicas voltadas para garantir aos educadores e professores as condições necessárias para o desenvolvimento da Educação Integral”, ressaltou.

Muniz observou ainda que, dentro do contexto atual, do governo do Estado já vem desde 2003 preocupado em se adequar as nessecidades da sociedade moderna. Isto é, na parte estrutural, vem construindo prédios escolares mais confortáveis, ao mesmo tempo que na parte pedagógica, coordenou a elaboração, de forma participativa, do Plano Estadual de Educação.

“Agora, o governo Maggi, que foi eleito para quebrar paradigmas, pode entrar para história como o governador que implantou a Escola em Tempo Integral. Para isso, basta implantar, paulatinamente, nas escolas que foram construídas a partir de 2003, dentro do conceito Escola Atrativa, a expansão da jornada escolar diária”, sugeriu Percival.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163147/visualizar/