Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Março de 2009 às 13:24

    Imprimir


Continua o estado de alerta para o combate à dengue aos 141 municípios de Estado de Mato Grosso. Segundo o boletim epidemiológico, cresceu as notificações dos casos graves da doença e de ocorrências de mortes.

De 1º de Janeiro a 17 de Março foram registradas 2.813 notificações. Em comparação com o mesmo período do ano de 2008 (4.980 notificações). O número representa uma queda de 43.51%. Desse total 94 notificações são de casos graves da doença, assim distribuídos: 27 casos foram confirmados como sendo casos graves e 67 estão sob investigação. Dos 94 casos graves notificados 87 evoluíram para cura, 07 casos resultaram em óbito.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que o Estado já tem implantando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)que tem como objetivo identificar, interpretar e analisar informações de ocorrências de doenças de notificação compulsória da dengue. "Os casos graves podem ser notificados pelo telefone 0800-6471201, com plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, no intuito de melhorar a prevenção e a assistência aos pacientes suspeitos de Dengue", enfatizou a coordenadora.

A Vigilância do Estado em parceria com a Vigilância do município de Cuiabá estará promovendo uma capacitação dos profissionais médicos das Unidades de Pronto Atendimento para o diagnóstico e tratamento oportuno das ocorrências dos casos graves de dengue. A capacitação acontece nesta quinta-feira.

Municípios

Os casos graves de Dengue ocorreram em vários municípios do Estado. Na capital do Estado, por exemplo, registrou 40 casos graves. Desse total 09 foram confirmados como casos graves e 31 casos estão sob investigação. Dos 40 casos graves registrados 38 evoluíram para a cura e 02 resultaram em óbitos.

Na segunda maior cidade do Estado, Várzea Grande, foram registrados 13 casos graves de Dengue, sendo que 03 casos foram confirmados e 10 casos estão sob investigação. Os 13 casos registrados de Várzea Grande evoluíram todos para a cura.

O município de Acorizal registrou um caso grave de Dengue que está sendo investigado e que evoluiu para cura. Barra do Garças registrou um caso grave de Dengue confirmado e que evoluiu para cura. O município de Cáceres registrou 05 casos graves de Dengue, que estão sob investigação e que evoluiram para cura. Em Canarana registrou 02 casos graves de Dengue. Desse número 01 foi confirmado como sendo caso grave e o outro está sob investigação. Os 02 casos evoluiram para a cura.

No município de Curvelândia foi registrado 01 caso confirmado de Dengue, que evoluiu para a cura. Em Diamantino também foi registrado 01 caso grave de Dengue, que está sob investigação e evoluiu para a cura. No município de Juina foi registrado 01 caso grave de Dengue, que está sob investigação e evoluiu para a cura.

No município de Lucas do Rio Verde 01 foi registrado um caso grave de Dengue, que foi confirmado e evoluiu para a cura. Já em Matupá 01 caso grave de Dengue foi confirmado e evoluiu para a cura. No município de Nobres 03 casos registrados como casos graves de Dengue estão sendo investigados e evoluiram para a cura. Em Nova Nazaré 01 caso registrado como caso grave de Dengue evoluiu para óbito e está sob investigação.

No município de Nova Mutum foram registrados 04 casos graves de Dengue que estão sob investigação. Desse total, 03 evoluiram para a cura e 01 resultou em óbito. Em Nova Olímpia foi registrado 01 caso grave de Dengue, que está sob investigação e evoluiu para a cura. Nova Xavantina registrou um caso grave de Dengue, que foi confirmado e evoluiu para a cura. Paranatinga também registrou 01 caso grave de Dengue, que foi confirmado e evoluiu para a cura.

O município de Poconé registrou 04 casos graves de Dengue que estão sob investigação e evoluiram para a Cura. Já Rosário Oeste registrou 06 casos graves da doença, com 04 sendo confirmados e 02 estando sob investigação. Dos 06 casos registrados 04 evoluiram para a cura e 02 resultaram em óbito. Tangará da Serra também registrou 06 casos graves de Dengue só que 02 estão sob investigação e 04 foram confirmados. Do total de casos 05 evoluiram para a cura e 01 resultou em óbito.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163165/visualizar/