Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 14 de Março de 2009 às 13:18

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá doará amanhã hoje 32 mil peixes da espécie tambacu para futuros piscicultores do bairro Pedra 90. A ação integra o projeto Peixe Nosso da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smtdet) que está beneficiando pequenos proprietários de terras propícias ao desenvolvimento da aquicultura.

Segundo o engenheiro agrônomo da Smtdet, Adílio Alves da Costa, a Secretaria desenvolveu um estudo que constatou a região do Cinturão Verde como sendo favorável para a construção de viveiros de peixes. “É um local de solo alagado e com muitas chácaras.Como são moradores de baixa renda, iniciamos uma proposta que beneficia as pessoas do local”, explica.

O projeto está sendo implantado há um ano. 100 chacareiros serão contemplados e estão recebendo cursos de capacitação. A prefeitura realizou estudos topográficos, arcou com todas as despesas de legalização e de construção dos viveiros. 34 tanques com dimensão de 50X15X3m estão prontos. Os outros estão em fase de construção ou na espera dos documentos e licenças. Estão sendo gastos cerca de R$ 4 mil por piscicultura.

Neste sábado, 32 proprietários receberão mil peixes juvenis cada. A escolha de peixes maiores foi feita para evitar perdas no transporte de adaptação. O diretor de Agricultura, Geraldo Lúcio, esclarece que essas pessoas continuarão recebendo orientação. “Estamos trabalhando para que se tornem uma cooperativa e possam se fortalecer. São pessoas que vivem com um salário mínimo por família e, com os mil peixes doados e toda a infra-estrutura, eles podem ter uma renda anual de R$ 15 mil”, afirma.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163396/visualizar/