Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Março de 2009 às 07:07
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Ao cobrar do Congresso Nacional agilidade na votação da nova legislação eleitoral para que os canditados tenham conhecimento prévio das "regras do jogo", o deputado e ex-prefeito por Cuiabá, Roberto França (sem partido), apontou nesta quinta (12), na tribunal da Assembléia, as principais lideranças do Estado que em sua avaliação têm chances de encabeçar chapas vitoriosas nas eleições de 2010.

Ex-prefeito rasga elogios ao presidente da AL e chega a dizer que Riva vive melhor momento de sua carreira política

"Temos bons nomes, é verdade". Ele defendeu o nome do presidente da Assembléia, deputado José Riva (PP), para encabeçar a chapa da sigla ao governo do Estado. "Ele (Riva) vai ser o fiel da balança, o lado que ele apoiar fatalmente irá conquistar o governo. O Riva tem grande possibilidade e condições de chegar ao Palácio Paiaguás porque vive o melhor período de sua carreia política". Segundo França, a AL conta ainda com outro forte candidato, o deputado pelo PPS e ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz. "É um político que tem história no Estado, além de ser um grande estrategista.

Na avaliação de França, os dois principais candidatos do PSDB são o prefeito reeleito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), e o ex-senador Antero Paes de Barros. "Só não sei se o Wilson Santos vai querer renunciar à prefeitura tendo R$ 250 milhões do PAC para administrar e outro tanto se a Copa do Mundo vier para Cuiabá. No mesmo partido, há o ex-senador Antero".

Pelo DEM, aliado em nível nacional do PSDB, França apontou o nome do ex-governador e atual senador Jayme Campos, mas ponderou que o "cacique" democrata não demonstra entusiasmo com a candidatura. "O partido quer que ele (Jayme) saia candidato, mas o Jayme ainda não demonstrou muita disposição. É um candidato muito forte, que tem uma densidade eleitoral muito grande na baixada cuiabana". França alertou, contudo, que uma mudança na legislação eleitoral ou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral pode "colocar em xeque" os acordos políticos que vêm sendo "costurados". Segundo ele, "muito se vem conversando sobre candidaturas colocadas por partidos políticos. Acredito que essas reuniões podem ser prejudicadas porque os partidos estão ignorando a lei maior, a da verticalização".

Entre os peemedebistas, França destacou o nome do vice-governador Silval Barbosa. "No PMDB tem o nome do Silval que pode assumir o governo se o Maggi for disputar um cargo no senado". Já pelo PDT, o melhor candidato seria Otaviano Pivetta. "O Pivetta surge como uma revelação política". França manteve parcimônia em relação aos republicanos, mas citou o candidato derrotado à Prefeitura de Cuiabá em 2004 e ex-presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo. "O próprio PR tem colocado o nome do Sérgio", apontou.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163501/visualizar/