Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Março de 2009 às 12:25

    Imprimir


Em seminário voltado à discussão do desenvolvimento dos país em tempos de crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira que os países mais diretamente envolvidos na turbulência internacional estatizem os bancos. Esta seria, segundo Lula, a saída para o retorno do crédito, que secou durante a crise.

"Será que os países ricos vão continuar apenas colocando dinheiro com o intuito de salvar os bancos ou será que algum país terá coragem de, sem medo da palavra, estatizar os bancos, recuperá-los e fazer voltar o crédito", disse Lula em discurso na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão consultivo do governo federal.

O presidente deu a entender que, internamente, o combate aos efeitos da crise não será feito com arrocho nos gastos públicos. "Essa crise nós iremos vencer, diferentemente de outras, com investimento, ousadia e coragem", disse.

Ele ainda criticou que os trabalhadores paguem pela crise com redução se salários. "Qualquer política econômica só será séria se for subordinada à produção, à criação de empregos e à distribuição de renda", afirmou.

O presidente também voltou a alertar para os riscos de um aumento do protecionismo decorrente do momento atual. Na segunda-feira, ele havia dito que o aumento das medidas protecionistas, comum em momentos de crise, levaria ao caos.

Durante o encontro, que vai até sexta-feira, é realizado o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, que discute os desafios do Brasil diante da crise, a regulação do sistema financeiro e o novo papel das instituições financeiras.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164064/visualizar/