Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 20 de Fevereiro de 2009 às 13:37
Por: Orlando Morais

    Imprimir


O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, está em contato com a produtora Plan B, do ator americano Brad Pitt, 43, para oferecer o apoio logístico necessário para que o próximo filme dele seja rodado em Mato Grosso.

Em um filme baseado em fatos reais, Brad Pitt vai interpretar o coronel Percy Harrison Fawcett (1867-1925), um famoso arqueólogo e explorador britânico que desapareceu ao organizar uma expedição para procurar por uma civilização perdida na Serra do Roncador, na região Leste de Mato Grosso.

Segundo Yuri Bastos, o Estado tem o cenário perfeito para o filme, pois boa parte dos lugares por onde passou o coronel Fawcett continua intocada, com destaque para o Parque Nacional Indígena do Xingu. “Um filme dessa magnitude seria um divisor de águas para o fomento do turismo na Amazônia mato-grossense”, afirmou.

Fawcett

Em 1906, através da Sociedade Geográfica Real Inglesa, o coronel Fawcett foi contratado pelo governo boliviano para traçar os limites com o Peru, pois era intenso na ocasião o litígio de fronteira. Em 1908, por conta própria, o coronel decidiu traçar também os limites da Bolívia com o Brasil, única parte do mapa que ainda permanecia em branco.

A última expedição do coronel Fawcett foi realizada em 1925. Ele e seu filho desapareceram na região de Mato Grosso onde fica hoje o Parque Nacional Indígena do Xingu. Ele estava disposto a encontrar ali as ruínas de uma cidade originária da Atlântida e pesquisar a existência de ouro nas minas da região.

Como não voltou, alguns acreditam que ele tenha achado a civilização perdida e ficado por lá mesmo. Diversas expedições foram organizadas para encontrá-lo. A do sertanista Orlando Villas Bôas afirmou ter encontrado a ossada do coronel. É provável que ele tenha sido morto por índios.





Fonte: Assessoria Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164287/visualizar/