Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Junho de 2013 às 08:20

    Imprimir


DIVULGAÇÃO/PJC
Pela manhã, índios xavantes ficaram sentados na frente do fórum, o que impediu o trabalho dos servidores da comarca
Pela manhã, índios xavantes ficaram sentados na frente do fórum, o que impediu o trabalho dos servidores da comarca
Em Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá), cerca de 150 xavantes invadiram a delegacia de polícia local na tentativa de libertar um indígena da mesma etnia, preso e autuado em flagrante por dirigir embriagado e na contramão na BR-158, a poucos quilômetros da cidade. 


 
No último sábado, GinoTsereuo Tsereupta Awê, de 31 anos, conhecido como Aurélio, estava em um carro modelo Gol, praticamente atravessado na pista, quando uma equipe da Polícia Rodoviária Federal(PRF) o avistou. Além da constatação da embriaguez, os agentes encontraram munição de revolver calibre 22 e uma faca. 


 
Não bastante essas questões, o índio não tem carteira de habilitação e o carro apresenta suspeita de adulteração, conforme informações da polícia. 


 
Depois de saber que somente um juiz poderia devolver a liberdade ao índio, os xavantes deixaram a delegacia e saíram em caminhada ao fórum. Eles bloquearam o acesso ao prédio e sentaram na porta e nas janelas, enquanto exigiam que o juiz revogasse a prisão. Ontem, pela manhã, nenhum serviço funcionou no fórum. 


 
Tanto na delegacia quando no fórum, policiais militares acompanharam o manifesto de perto. Mas, por medida de segurança, o prisioneiro foi transferido para a cadeia de Água Boa, a 80 quilômetros do local e 740 de Cuiabá. 


 
De acordo com Izaias Tsihorina, coordenador da unidade da Funai em Nova Xavantina, autoridades policiais negociaram com as lideranças indígenas o desbloqueio do fórum, fazendo com que aguardassem pela análise do pedido de liberdade de Aurélio em outro local. 


 
Até o início de noite de ontem, informou Izaias Tsihorina, os xavantes permaneciam reunidos na praça central de Nova Xavantina aguardando a decisão da Justiça. Ele observa que o defensor público local, Eduardo Ladeia, assumiu o caso fará o pedido de liberdade e a defesa do indígena. 


 
Acontece que antes de ser analisado pelo juiz, o pedido de soltura dele terá de ser submetido à apreciação de um promotor do Ministério Público Estadual. 


 
De acordo com delegado Marco Aurélio Dias Leão, o xavante foi autuado em flagrante por embriaguez na direção de veículo automotivo e por porte ilegal de munições de arma de fogo. 


 
Conforme o coordenador local, os protestos dos índios não colocaram a vida de ninguém em perigo. E ainda, que a arma que Aurélio portava no momento da prisão não seria para cometer crimes, mas para matar alguma caça que pudesse servir de alimento. Ele iria levá-la para a aldeia, caso se deparasse com o bicho no caminho. 


 
Rafael de Oliveira, coordenador da Funai em Barra do Garças, a qual a unidade de Nova Xavantina está subordinada, disse que está aguardando um comunicado da polícia sobre a prisão e acusações contra o indígena. Oficialmente, até o início da noite de ontem, a Funai não havia sido informada da prisão. 


 
Os índios parecem dispostos a permanecer na praça enquanto aguardam a liberação ou mesmo fazer outras manifestações em defesa de Aurélio. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16443/visualizar/