Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Fevereiro de 2009 às 08:39
Por: Soyara Batista

    Imprimir


A 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Tangará da Serra irá desencadear a Operação "Carnaval Médio Norte", desta segunda-feira (16.02) até a quarta-feira de Cinzas (25.02), através de ações preventivas nas áreas técnicas e de trânsito.

O trabalho terá como base a realização de vistorias técnicas nos palcos que serão construídos para shows, arquibancadas, praças de alimentação e camarotes, bem como nos comércios e casas noturnas da região, além de instruções sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes.

"Estamos intensificando as ações de fiscalização para que não haja nenhuma brecha com relação à segurança do público que virá brincar o carnaval em nossa região", comentou o tenente coronel bombeiro Valmil de Paula Borges, comandante da 3ª CIBM.

O oficial explica que na próxima sexta-feira (20.02) haverá um teste com os palcos, com militares preparados, que subirão na estrutura para averiguar a sua eficácia. "Queremos evitar acidentes de qualquer ordem", destacou.

Para proporcionar à população um serviço completo na área de segurança os bombeiros fizeram um levantamento do número de hospitais, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), leitos, médicos e enfermeiros."Iremos receber uma média de dez mil pessoas por dia, só em Tangará da Serra, além da população da cidade, por isso precisamos nos adequar", frisou.

O comandante informa que em Nortelândia, um dos quatorze municípios atendidos pela Unidade, haverá uma preocupação maior em relação à praia do local, que exige mais informação e atenção dos freqüentadores. "Enviaremos uma viatura de resgate, um barco a motor, equipamentos e materiais de mergulho para assegurar o atendimento da população naquele município, mas principalmente estaremos informando os foliões sobre os perigos que a água oferece", explicou.

Em Nortelândia, a 3ª CIBM trabalhará em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SES) , Secretaria de Turismo do Município e voluntários que irão massificar as instruções de prevenção em todas as áreas, através de folhetos e do rádio.

Estradas - As ações serão estendidas para as rodovias estaduais que terão a colaboração dos moradores das Serras. "Visitamos estas comunidades que vivem nas Serras do Parecis e Taperapuã, fazendo um trabalho de corpo-a-corpo, deixando nossos contatos para sermos avisados em casos de ameaça de chuva e no caso de uma ocorrência, assim somos acionados imediatamente", disse o comandante.

Acampamentos - Um posto do Corpo de Bombeiros será montado na praça central de Tangará da Serra e Nortelândia para informar a população sobre a forma correta de montar acampamentos e de como lidar com picadas de animais peçonhentos. "Nos casos dos carnavais alternativos, ou seja, os religiosos, estaremos capacitando representantes dos grupos, que irão acampar, sobre noções de primeiros socorros - isso servirá para que eles façam um pré-atendimento até a nossa chegada",

A 3º CIBM possui duas viaturas de Resgate, uma viatura técnica, e duas viaturas de combate à incêndio que juntas possuem capacidade para carregar 10.000 litros de água, além da parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que possui mais cinco ambulâncias, sendo uma delas dotada de UTI.

Além de Nortelândia a Companhia atende os municípios de Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise, Porto Estrela, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Diamantino, São José do Rio Claro, Alto Paraguai e Nova Maringá.

Um veículo destruído por um acidente de trânsito, que deixou uma vítima presa em ferragens, está exposto na frente do quartel de Tangará para sensibilizar a população. "As pessoas passam, perguntam e ficam chocadas com a imagem, com isso esperamos que os motoristas redobrem a atenção, não ingiram bebida alcóolica antes de dirigir e colaboram com o resultado que queremos contabilizar após o carnaval - número de acidentes "zero" ", finalizou o oficial.





Fonte: Assessoria Corpo de Bombeiros-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164621/visualizar/