Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 16 de Fevereiro de 2009 às 14:55

    Imprimir


Pesquisadores da Universidade da Virgínia, no Estados Unidos, constataram que existe uma relação entre dores de cabeça, estress e problemas do sono. Em trabalho científico publicado na revista "Journal of Clinical Sleep Medicine" de 15 de fevereiro, os cientistas demonstraram que a estratégia de dormir para aliviar uma dor de cabeça é comum e pode trazer conseqüências danosas ao sono.

A insônia por si só pode ser um fator precipitante de dores de cabeça. O problema começa quando dormir parece ser uma estratégia comum para lidar com esse tipo de dor. As sonecas induzidas pela dor por sua vez trariam dificuldades de manter um sono reparador, realimentando o problema.

A dores de cabeça tensionais são talvez a forma mais comum de dor de cabeça, embora suas causas ainda não sejam totalmente esclarecidas. Os pacientes relatam sintomas como uma faixa apertando a cabeça, e a dor costuma ser de média intensidade, podendo em alguns casos ser muito forte.

A evidência veio da comparação entre grupos de universitárias que relatavam quadros frequentes de dores de cabeça causadas pelo estress e que deitar-se e dormir um pouco aliviava essas dores. Dormir era a opção em 81% dos casos e, em mais de 75% das vezes, aliviava a dor.

O dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi que, da mesma forma, essas pessoas tinham dificuldades em pegar no sono ou mantê-lo de forma satisfatória. O que os especialistas acreditam é que tanto as dores de cabeça induzidas pelo estress quanto a insônia nesses pacientes devam ser abordadas como um todo, facilitando um tratamento mais efetivo.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164654/visualizar/