Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 13 de Fevereiro de 2009 às 14:20
Por: Diana Brito

    Imprimir


Uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira revela que 72% das brasileiras acima dos 50 anos não têm o hábito de usar camisinha. Mais cedo, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou a campanha de prevenção à Aids no Carnaval, na Cidade do Samba, no centro do Rio.

Com o tema "Nesse Carnaval só a alegria vai contagiar", a campanha tem como alvo mulheres com mais de 50 anos. Segundo Temporão, a pesquisa mostra que a maior parte das mulheres nessa faixa etária conhecem os motivos da transmissão da Aids, mas deixam de exigir o uso do preservativo com o parceiro.

"Isso tem mais haver com o padrão cultural e também com o machismo que prevalece na sociedade. Normalmente, o homem estabelece o padrão da relação, ou seja, se usa ou não camisinha. Nós queremos chamar a atenção das mulheres e seus companheiros sobre isso", disse o ministro da Saúde.

Contaminação triplica entre mulheres

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, os casos de contaminação mais que triplicaram, na faixa etária acima de 50 anos, nos últimos dez anos. Em 1996, havia 3,7 casos por 100 mil habitantes, enquanto, em 2006, o índice já era de 11,6 para cada 100 mil habitantes.

Entre os homens, o número de infectados pelo vírus da Aids dobrou e passou de 11,7 casos por 100 mil habitantes para 20,6, em 2006. Segundo o Ministério da Saúde, 506.499 pessoas são portadoras do vírus da Aids no Brasil.

10 milhões de camisinhas extras no Carnaval

O governo federal liberou uma taxa extra de 10 milhões de camisinhas para serem distribuídas nos Estados brasileiros durante o Carnaval. O Ministério da saúde costuma repassar 45 milhões de preservativos por mês nas regiões do país.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164725/visualizar/