Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 24 de Junho de 2013 às 13:58

    Imprimir


O Município de Tangará da Serra foi confirmado entre os 13 municípios de Mato Grosso que receberão investimentos no Programa de Investimentos em Aeroportos Regionais. A confirmação foi feita pelo ministro-chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Moreira Franco, em reunião com prefeitos mato-grossenses de pelo menos 16 cidades, em Brasília.
 


 
“A modalidade de aeroporto regional não tem a finalidade de dotar todos os municípios brasileiros de aeroportos regionais. O próprio nome já diz, aeroporto regional é para uma região geográfica”, afirmou Moreira Franco aos prefeitos, destacando que para definir os municípios que seriam incluídos no programa a Secretaria Nacional de Aviação Civil levou em consideração critérios técnicos que dizem respeito a população e localização geográfica.


 
 
Ao usar a palavra durante o encontro com o ministro, o prefeito Fábio Junqueira, lembrou que Tangará da Serra é polo regional e já conta com uma pista de 1.900 metros – o que facilita a adequação para o aeroporto regional.
 


 
Além disso, o prefeito garantiu que caso haja necessidade de complementação de área o Município está disposto a fazê-la, embora por hora não haja solicitação da equipe técnica neste sentido.


 
 
Na reunião, Fábio e os prefeitos das outras cidades contempladas foram informados que os projetos dos aeroportos estão sendo realizados e serão apresentados em uma nova reunião, no mês de setembro. Outra informação é que todos os aeroportos terão a mesma dimensão e estrutura. A intenção é que os 13 aeroportos regionais sejam capacitados para dar suporte tanto para a aviação regional, como para dar o suporte para planos alternativos de solução aeroportuária para o aeroporto internacional de Cuiabá.


 
 
Os investimentos, portanto, serão equitativos, com redução de valores em um ou outro aeroporto apenas em função de estruturas já existentes. No caso de Tangará da Serra, por exemplo, a pista de 1.900 metros de extensão poderá ser aproveitada pelo projeto – o que será definido pela equipe técnica que ainda elabora os projetos.
 


 
Os gestores municipais foram informados ainda que após a apresentação dos projetos técnicos em setembro, será deflagrado o processo licitatório dentro do regime de contratação diferenciada. As obras serão licitadas em bloco para todos os aeroportos e serão realizadas na medida em que vão sendo concluídos os projetos. Moreira Franco confirmou ainda que a intenção do Governo Federal é concluir todas as obras até julho de 2014.
 


 
“A reunião foi muito boa porque acabou confirmando o Município de Tangará como Município com aeroporto regional, ou seja, incluído no Sistema de Aviação Regional. Temos Cuiabá como capital, com aeroporto internacional, e Tangará da Serra deverá receber seu aeroporto regional com capacidade para aviões a jato, de porte grande”, avaliou o prefeito Fábio Junqueira.
 


 
HANGARES - Fábio conta que durante a reunião perguntou ao ministro se o Município pode buscar formas de viabilizar a construção de hangares para aeronaves. A questão é pertinente diante do interesse do Município e da preocupação em não prejudicar o projeto em fase de elaboração. “Ficamos liberados para estar resolvendo o problema dos hangares para a guarda das aeronaves”, afirmou Junqueira ao explicar que um anteprojeto será elaborado para ser encaminhado ao Legisaltivo Municipal. A intenção é conseguir autorização para realizar concessão onerosa. Com os recursos arrecadados pelo Município com a concessão dos hangares, o prefeito espera custear a manutenção do aeroporto municipal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16505/visualizar/