Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Fevereiro de 2009 às 13:38
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O futuro partidário e até o destino do mandato do deputado Wallace Guimarães está nas mãos de 76 membros do diretório estadual do DEM. Eles se reúnem no próximo dia 20, às 9h, na Câmara Municipal de Cuiabá para votar o relatório que, em tese, inocenta Wallace da acusação feita por Júlio Campos de infidelidade partidária no processo eleitoral do ano passado em Várzea Grande. Wallace não apoiou Júlio, derrotado nas urnas pelo hoje prefeito Murilo Domingos (PR). Nos bastidores, o deputado teria trabalho pela reeleição de Murilo.

Inconformado com o que chama de traição, Júlio acionou Wallace na Comissão de Ética do DEM (ex-PFL). Pediu punição dura. Para Júlio, Wallace deve ser expulso do partido. Se depender do relatório, o deputado será absolvido.

A decisão será por voto. Os 76 filiados democratas vão votar "sim" ou "não" ao relatório. Caso ocorra uma reviravolta, ao ponto de Walace ser expulso, o parlamentar pode vir a perder a cadeira na Assembléia, com base na regra do TSE, segundo a qual o mandato pertence ao partido e não ao candidato eleito. Ao menos nos casos de parlamentares infiéis - aqueles que trocaram de partido após 27 de março de 2007 -, a regra pró-fidelidade funcionou na prática, tanto que o TRE cassou 215 vereadores e mais o então deputado estadual Walter Rabello, que havia trocado o PMDB pelo PP.

Absolvição

Wallace aposta na absolvição. "Estou bastante tranquilo. Eles vão analisar as questões técnicas e não há nada que me vincule a Murilo. Eu tenho o direito de não apoiar Júlio. Então serei inocentado", analisa o deputado, que tem a esposa Jaqueline Guimarães como secretária de Saúde da gestão Murilo.

Entre os membros que julgarão Wallace está o ex-presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, o Cidinho, o desembargador aposentado Flávio Bertin, o ex-prefeito de Rondonópolis e ex-deputado Zanete Cardinal, o presidente da Empaer Leôncio Pinheiro, e o secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon.

Já sobre a possível saída de Júlio Campos do DEM e ingresso no PTB, caso Wallace não seja punido, o deputado não demonstra preocupação: "Trata-se de uma decisão pessoal dele (de Júlio). Eu continuo no partido".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165155/visualizar/