Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Fevereiro de 2009 às 13:02

    Imprimir


Após duas "surras" nas urnas para governador, em 2002 e em 2006, o ex-senador Antero Paes de Barros estará de volta nas eleições do próximo ano. Ele avalia junto com o tucanato dois caminhos: concorrer a senador ou a deputado estadual.

A tentativa de voltar ao Congresso Nacional viria se o candidato do tucanato ao Palácio Paiaguás vier a ser o hoje senador Jayme Campos (DEM). Em nível nacional, democratas e tucanos já bateram o martelo quanto à aliança. Outro rumo de Antero seria candidatura de deputado estadual. Nesse caso, o PSDB teria como concorrente a governador o hoje prefeito de Cuiabá Wilson Santos.

A tese que mais empolga o ex-senador é a disputa de cadeira na Assembléia. Ele já tem discurso pronto. Pretende fazer uma campanha sistemática e dura contra o que chama de dinastia José Riva. Quer desbancar o hoje presidente da AL pelo quarto mandato. Nos bastidores, Antero já começa a bater duro no deputado do PP. Nem parece aquele candidato a governador de 2002 que teve a esposa do próprio deputado, Janete Riva, como candidata a vice da chapa.

Antero é um político polêmico. No ano passado, chegou a romper com Santos e renunciou ao cargo de presidente estadual do PSDB. Após as convenções, o ex-senador se reaproximou do prefeito, virou marqueteiro da campanha e hoje é um dos que ditam as regras no Palácio Alencastro. Ele atua em várias frentes. Está em negociação para compra da emissora de TV retransmissora da Cultura e que pertence aos irmãos Chico e Altamiro Galindo. Antero é blogueiro, marqueteiro, advogado, consultor, empresário e quer voltar a ocupar cargo eletivo.

Pai e filho

Ele trilhou o caminho do pai Ranulpho Paes de Barros, que foi professor, jornalista e vereador por Cuiabá. Iniciou sua militância política em 74, no velho MDB. Foi vereador em 82 e, depois, deputado federal constituinte, em 86. No primeiro mandato do governo Dante de Oliveira (1995/1998) atuou na Casa Civil e na Comunicação. Em 98, se elege senador com 469.179 votos. Enquanto esteve no Senado, Antero tentou, sem êxito, conquistar o governo do Estado. Em 2002, obteve 360 mil votos, perdendo para Maggi, eleito com 618.582 votos. Em 2006, o tucano entrou no páreo novamente. Amargou outra derrota para o próprio Maggi. Desta vez saiu das urnas com uma votação menor: 219.873 votos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165158/visualizar/