Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 03 de Fevereiro de 2009 às 14:48

    Imprimir


Um em cada dez analfabetos adultos no Brasil mora em São Paulo, Estado mais rico da federação, mas que perde apenas para a Bahia na comparação do número absoluto de pessoas que não sabem nem ler ou escrever um bilhete simples.

É com esses argumentos que os conselhos municipais de educação do Estado estão tentando arrancar dos 645 prefeitos paulistas o compromisso de zerar ou diminuir ainda mais o analfabetismo.

Olhando em termos proporcionais, a situação de São Paulo não parece alarmante. O percentual da população adulta analfabeta no Estado é de 4,7%, taxa baixa se comparada à média brasileira de 10%, mas ainda alta se confrontada com indicadores de países como o Chile (3,5%), Argentina (2,8%) ou o Uruguai (2%).

"São Paulo é a unidade mais rica da federação e, apesar das diferenças regionais, tem escola em tudo quanto é lugar. Nossos indicadores poderiam ser melhores", afirma Artur Costa Neto, que presidiu a União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação quando, no ano passado, o projeto foi lançado, em parceria com o MEC e com a Undime (associação que representa secretários municipais de educação).

A iniciativa tenta romper com o imobilismo da maioria dos prefeitos de São Paulo. Um dado destacado em estudo das pesquisadoras Maria Clara di Pierro e Rosilene Vieira, da USP (Universidade de São Paulo), mostra que, em 2008, só 68 prefeituras do Estado tinham convênio com o MEC no programa Brasil Alfabetizado.

Essas cidades mantinham 872 turmas de alfabetização em funcionamento, atendendo a 15.825 alunos, pouco mais de 1% do total de 1,5 milhão de analfabetos paulistas.

"O MEC prioriza o Nordeste do ponto de vista do apoio técnico, mas não há hierarquia no atendimento do Brasil Alfabetizado. Tanto que nossa prioridade é aumentar a adesão de municípios em São Paulo. Se o Estado onde vivem 10% dos analfabetos do país não se mover, a taxa nacional cairá com lentidão muito maior", afirma André Lázaro, secretário de alfabetização do ministério.

Para mobilizar os prefeitos, os Conselhos Municipais de Educação, a Undime e o MEC tem realizado, com financiamento da Unesco, encontros em todas as regiões do Estado. Esses eventos têm servido também para troca de experiências entre secretários.

O cronograma do projeto, intitulado "Compromisso São Paulo, Analfabetismo Zero", prevê 12 encontros até abril. O prefeito que, em quatro anos, atingir suas metas, ganhará um certificado de município sem analfabetismo.

Um dos desafios que vem sendo colocados nos encontros é o de trazer de volta essa população para a sala de aula. Exatamente metade dos 1,5 milhões de analfabetos paulistas têm mais de 60 anos. Muitos já passaram, sem sucesso, por vários cursos de alfabetização.

"O que temos insistido com os secretários é que essa população tem o direito de ser alfabetizada e de completar oito anos de estudo, que é a escolaridade obrigatória pela Constituição. Não dá para ter como política cuidar apenas das crianças e esperar que o analfabetismo um dia acabe naturalmente porque as pessoas morrem", afirma Costa Neto.

Para atrair essa população, no entanto, as experiências bem-sucedidas mostram que as prefeituras precisam ter papel mais ativo, sem esperar que os analfabetos procurem voluntariamente as escolas.

"Quando os governos inserem os programas de alfabetização de adultos em políticas culturais, de geração de renda ou de saúde, os resultados são muito melhores. Em muitos casos, a pessoa precisa antes fazer um exame de vista e ganhar um óculos, caso contrário, não conseguirá estudar. O que tenho enfatizado é que de nada adianta trazer esse público mais uma vez de volta à escola se o trabalho não for bem feito", diz André Lázaro, do MEC.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165273/visualizar/