Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 02 de Fevereiro de 2009 às 09:42

    Imprimir


Começa a ser organizado no Estado o Festival Mato-grossense da Canção Brasileira. O evento ocorrerá em Cuiabá, com etapas eliminatórias em várias cidades do interior. O Festival está previsto para acontecer no segundo semestre de 2009.

De acordo com a proposta do regulamento, que está fase final de elaboração, participantes de todo país poderão se inscrever no Festival Mato-grossense da Canção Brasileira, que oferecerá prêmios aos três primeiros vencedores da grande final e também nas eliminatórias regionais. Quatro cidades polos de Mato Grosso (Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças) serão palcos das eliminatórias do festival.

A Capital receberá a grande finalíssima do evento, além de sediar uma etapa classificatória. "Optamos em descentralizar as etapas regionais, pois Mato Grosso possui uma rica diversidade cultural. O formato do festival está respeitando as características próprias de cada região", acrescenta Guilherme Maluf.

Seleção de músicas

Serão selecionadas um total de 75 músicas para o festival, sendo 15 para cada cidade polo e 15 para Cuiabá. A seleção das músicas será feita por profissionais convidados pela comissão organizadora. As cinco primeiras etapas classificarão três músicas, já a final terá a participação de 15 finalistas. Cada participante poderá inscrever quantas músicas desejar. A taxa de inscrição custará R$10 por música e deverá ser paga em depósito bancário. Os vencedores do festival receberão o prêmio em dinheiro. O valor está sendo definido e será divulgado no regulamento do festival.

Segundo o maestro Fabrício Carvalho, as composições deverão ser inéditas e originais, tanto na parte musical como nos versos. O maestro explica que entende-se por inédita a música que não tenha sido distribuída comercialmente e lançada por gravadora com selo e registro no ECAD. E, como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.

O Festival

O Festival Mato-grossense da Canção Brasileira tem o objetivo de incentivar o surgimento de novos talentos, proporcionará aos artistas profissionais um evento a mais para apresentar ao público suas canções, além de levar lazer à população de cada cidade por onde o festival passar, fomentando assim a cultura, o turismo e a economia local.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165403/visualizar/