Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Janeiro de 2009 às 16:04

    Imprimir


Uma equipe da Comunidade Econômica Européia (CEE) visitará algumas propriedades ERAS (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov) e frigoríficos em diversos estados do país, a partir do dia 20 de janeiro. Eles devem passar por Mato Grosso. Por isso a orientação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - Famato é para que os pecuaristas mato-grossenses se assegurem que seus livros de rastreabilidade estejam atualizados além de outros registros e históricos permaneçam em dia com a chancela das certificadoras contratadas.

A coordenadora de pecuária da Famato, Milene Vidotti afirma que o procedimento é imprescindível porque minimiza as chances de ocorrerem fatores que possam causar impacto negativo na pecuária de corte mato-grossense quando a propriedade for visitada pelos auditores. Eles validarão as certificações destas fazendas como aptas a exportarem carne bovina a União Européia.

“Por isso é importante, principalmente neste período, que os pecuaristas mantenham contato com suas respectivas certificadoras para que as mesmas revisem o check list de seu sistema de produção praticado na propriedade de modo que não haja nenhuma desconformidade com as normas estabelecidas”, diz Vidotti.

A Famato tem informações sobre as certificadoras credenciadas que estão prestando serviço nas propriedades em Mato Grosso.

O tempo de permanência estimado dos técnicos da UE no Brasil será até o dia 12 de fevereiro, período em que farão visitas nos estados declarados como livre da febre aftosa com vacinação e sem vacinação (Santa Catarina é o único estado brasileiro com o status sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE).

Por enquanto, o cronograma da visita dos auditores europeus às propriedades ERAS de Mato Grosso ainda não foi divulgado.

Atualmente em Mato Grosso, o número de propriedades ERAS aprovadas pelo Ministério da Agricultura é de 120 fazendas, que estão na chamada lista ‘Trace’ Entre algumas das regiões com concentrações significativas de rebanhos de corte certificados no estado estão: Alta Floresta, Araputanga, Barra do Bugres, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Rondonópolis, Tangará da Serra entre outras.

“Este é o momento para que todos os elos da pecuária de corte de Mato Grosso (produtores, indústria frigorífica e certificadoras) se sensibilizem e trabalhem simultaneamente de modo a assegurar a conformidade das normas oriundas da União Européia, nos aspectos de defesa sanitária, certificação de propriedades e na parte de saúde pública”, destacou o consultor de pecuária da Famato, Luiz Carlos Meister.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166681/visualizar/