Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Janeiro de 2009 às 12:41
Por: Eduardo Cucolo

    Imprimir


O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse hoje que o recuo no índice oficial de inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), registrado em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre espaço para a redução dos juros no país.

Mantega afirmou também que está "satisfeito" com o fato de o indicador ter fechado 2008 sem estourar a meta de inflação fixada para este ano pelo governo. A meta é de 4,5%, podendo chegar a 6,5% dentro da margem de tolerância. O IPCA ficou em 5,9% no ano passado, acima dos 4,46% observados no ano anterior.

"Eu fiquei muito satisfeito com o resultado do IPCA. Vocês se lembram que eu dizia que a inflação ia ficar dentro das metas. Nós conseguimos manter a inflação de 2008 dentro das metas estabelecidas. Passamos por essa turbulência, pelo choque de commodities, mantendo a inflação sob controle. Isso dá um espaço importante para a redução dos juros no país", afirmou o ministro.

Ao oficializar a aquisição de parte do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil, anunciada hoje pelas duas instituições, o ministro cobrou dos bancos públicos e privados uma redução dos juros.

"O BB tem reduzido sim a taxa de juros dos seus financiamentos e eu estou aqui com dois banqueiros. O mundo todo está reduzindo as taxas de juros. Vocês estão vendo na Inglaterra. É natural e necessário que o Brasil reduza as taxas de juros", afirmou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166824/visualizar/