Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Janeiro de 2009 às 19:36
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Vereador estreante não abre mão de Aurélio Augusto em secretaria e critica a "choradeira" de Sinohara

O apresentador de TV e vereador estreante Toninho de Souza (PDT) disse nesta quinta (8) que a Câmara de Cuiabá, sob Deucimar Silva (PP), entra numa "nova era", longe dos escândalos que marcaram gestões passadas e que acredita na "moralização" do Legislativo. Em visita ao RDNews, ele reforçou o nome do ex-vereador Aurélio Augusto para a pasta de Esportes e Cidadania, em substituição a outro pedetista Pedro Sinohara. Um ofício assinado por Toninho e pelo seu colega de bancada Adevair Cabral já foi entregue ao prefeito Wilson Santos - confira aqui. "O PDT não é um partido de compadrescos. Sinohara sairá e no seu lugar ficará Aurélio Augusto", adianta Toninho. O prefeito tucano vai anunciar as mudanças no secretariado no próximo dia 20.

A indicação de Aurélio para o staff acabou provocando racha no PDT. Toninho não se mostra preocupado com isso. "Eu não endendo porque ele (Sinohara) está tão apegado a este cargo. Ele já mostrou o seu trabalho. Agora é a vez de Aurélio que já exerce o cargo de secretario adjunto desta pasta". Além de reforçar o nome de Aurélio Augusto, o PDT decidiu pela permanência de Josué de Souza à frente da pasta de Infra-Estrutura e, de Ricardo Siqueira, no Procon. Já para adjunto de Esportes e Cidadania foi indicado Edmundo Lucas. "O prefeito tem autonomia para escolher o seu secretariado, mas se as indicações forem mesmo do PDT, estes são os nomes escolhidos".

Quanto à atuação da Câmara Municipal nesta nova legislatura, Toninho de Souza adianta que a Mesa Diretora promete trabalho transparente. Na próxima semana, por exemplo, será aberta licitação para contratação da empresa que fará auditoria nas contas do Legislativo, que, sob as últimas gestões de Chica Nunes (PSDB) e Lutero Ponce (PMDB), foi alvo de escândalos, inclusive com denúncia de rombo de aproximadamente R$ 6 milhões. A empresa vencedora terá 30 dias para finalizar raio X na Câmara.

"Não vamos fazer como o ex-presidente Lutero que fez auditoria e não divulgou os resultados sequer para os próprios vereadores. Queremos transparência. O povo merece". Toninho revela ainda que todos os cheques emetidos ainda na gestão Lutero para serem pagos a prestadores de serviços neste início de janeiro foram sustados. "Agora cada um tem que comprovar que realmente prestou serviço à Câmara e só depois recebem o valor referente ao serviço".

Apesar de compor o grupo dos 10 que desbancou a candidata governista Lueci Ramos (PSDB), Toninho destaca que faz parte da base aliada do prefeito Santos, mas descarta a possibilidade de ser líder do Executivo na Câmara, conforme sugeriu o tucano Edivá Alves. O parlamentar acredita que Paulo Borges (PSDB) será o nome escolhido para o trabalho de interlocução. "O povo clama por renovação e o prefeito sabe disso. Eu não tenho tanta experiência, nem tempo para me dedicar a essa função. Já Paulo (Borges) possui todos os requisitos", diz Toninho, que rejeita a idéia de Lueci vir a ser escolhida como líder do prefeito na Câmara.

Na opinião do novo vereador, os tucanos perderam a eleição da Mesa porque foram intransigentes. "Edivá tinha 6 votos e, Lueci, 4. Ela não aceitou a derrota. O partido rachou e os aliados também. Deucimar acabou se beneficiando e saiu vitorioso", analisa. A vitória de Deucimar representa derrota do prefeito. De todo modo, a base governista representa 11 dos 19 vereadores. Para aprovação de um projeto são necessários, por exemplo, o mínimo de 13 votos. Santos vem se articulando para conquistar o PP, tanto que ofereceu a Agência de Habitação para o ex-vereador Marcus Fabrício, agora primeiro suplente do PP. Assim, há possibilidade de seu bloco aumentar para 14 e, de quebra, ter apoio do presidente Deucimar.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166877/visualizar/