Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Janeiro de 2009 às 14:16
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (08/01) para o lançamento da Campanha Estadual de Combate à Dengue, a instalação do Comitê Estadual da Dengue e a divulgação dos dados epidemiológicos da doença no Estado.

Para as ações no enfrentamento à Dengue, Mato Grosso recebeu incentivo financeiro anual de R$ 2.431.500,16, que serão destinados aos municípios para elaboração de sua logística e no traçado de estratégias no combate ao vetor.

Foram selecionados 18 municípios prioritários para o combate a Dengue: Acorizal, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Rondonópolis, Santo Afonso, Sinop, Várzea Grande, Araputanga, Barra do Bugres, Cáceres, Mirassol do Oeste, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio do Leverger, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.

A escolha desses municípios obedeceu aos critérios estabelecidos pela Vigilância Em Saúde (VISA), nacional e estadual, de acordo com a população, localização, série histórica da doença e municípios de fronteira.

Augustinho Moro disse que o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional unindo o Brasil contra a Dengue. "A campanha do Estado segue a mesma linha na união de Mato Grosso no combate efetivo da doença. A campanha estadual consistirá no desenvolvimento de ações conjuntas e casadas entre os Governos Estadual e Municipais, sociedade organizada e Imprensa, com o Estado em alerta para o combate e controle da doença e trabalhando para evitar a proliferação do mosquito da Dengue (não deixando o mosquito nascer) e o surgimento de casos graves. A Dengue é uma doença grave e pode ser fatal”.

O Estado de Mato Grosso registrou notificação de 11.632 casos de Dengue em 2008, o que representa uma queda de 44% em relação ao ano de 2007, quando foram notificados 20.712 casos da doença. A queda aparece também na incidência de casos, por 100 mil habitantes. Em 2008 a incidência ficou em 361.93/100.000 habitantes enquanto em 2007 foi de 711.70/100.000

O secretário apresentou uma série histórica dos casos graves da Dengue em que, do ano 2000 ao ano 2008 foram registrados 98 casos graves da doença, com 19 óbitos.

“O esforço do Estado é no sentido de diminuir a letalidade da doença, a exemplo de 2008 em que a taxa de letalidade da Dengue ficou em 25%. O intuito é fazer com que a Dengue não provoque óbitos em Mato Grosso e, ao mesmo tempo, seja impedida a entrada de qualquer outro sorotipo da doença no Estado. Esse é um esforço nacional e Mato Grosso está fazendo sua parte com capacitações de médicos e técnicos, fornecimento de insumos para eliminação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, e esclarecimento da população para ações de prevenção contra a doença e, acima de tudo, o monitoramento permanente”, explicou Moro.

Seguindo o exemplo do Ministério da Saúde (MS), que usou artistas para divulgação da campanha nacional contra a Dengue, o Estado trabalha na divulgação de orientações para incentivar a participação da sociedade organizada de Mato Grosso usando a dupla de humoristas J. Astrevo e Leoniê Vitório em sua campanha.

Sob o título “Dengue: Este Assunto é Sério” os artistas aparecem em folders, folhetos e inserções em rádios, TVs e jornais, recomendando, como medidas exemplares de prevenção, preencher os pratinhos de vasos de plantas com areia de modo a não deixar acumular água, cobrir bem caixas d’água e reservatórios, e esvaziar todos os lugares onde a água pode ficar acumulada, como garrafas, baldes, pneus e latas, dentre outros.

“A campanha estadual e a reativação do Comitê Estadual da Dengue vem reforçar as ações do Estado no enfrentamento da dengue cujo objetivo é a mobilização estadual e o alerta para a doença”, concluiu Moro.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166914/visualizar/