Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 08 de Janeiro de 2009 às 14:00

    Imprimir


O sistema operacional Windows 7, sucessor do Windows Vista, foi a estrela da abertura da feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas nesta semana.

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, subiu ao palco na noite desta quarta-feira (madrugada de quinta, horário de Brasília) com o anúncio de que a versão de testes do programa estará oficialmente disponível a partir de sexta-feira (9), para qualquer usuário interessado em testá-la.

Muitos usuários já tiveram acesso à novidade, mas de forma extra-oficial, depois que a versão beta vazou na web e ficou disponível em programas de troca de arquivo.

“Juntamos os ingredientes certos no Windows 7, é a melhor versão já existente dessa plataforma. Ele mistura simplicidade, velocidade e confiança”, afirmou o executivo, que fez pela primeira vez o discurso de abertura da feira de tecnologia -- tradicionalmente, esse lugar era de Bill Gates.

O fundador da empresa, no entanto, não foi esquecido: Ballmer pediu uma salva de palmas a Gates e ainda brincou, dizendo que ele pediu para não se esquecer da palestra da CES.

Ballmer disse acreditar que a plataforma Windows será responsável pela consolidação da convergência entre três telas: a do computador, a do telefone celular e a da TV.

“Hoje, quando falamos em Windows, as pessoas ainda pensam em computador. Mas esse sistema operacional vem se expandindo para outros equipamentos e também para a computação nas nuvens”, continuou, mostrando que um dos focos da companhia é dar força ao serviço Windows Live.

Essa plataforma on-line, que reúne messenger, serviço de e-mail e galeria de fotos, entre outros serviços, vai ganhar integração com a rede social Facebook. Assim, na nova versão do Windows Live Essentials, informações e fotos inseridas no programa serão publicadas automaticamente na página do usuário na rede social. "A parceria com o Facebook vai melhorar a experiência social online para meio bilhão de usuários da Live", afirmou Ballmer.

Apesar do crescimento em todo o mundo, no Brasil o Facebook enfrenta a dura concorrência do Orkut, mantido pelo rival da Microsoft, o Google. Enquanto 186 mil pessoas se declaram brasileiras no Facebook, mais de 50% dos 60 milhões de perfis cadastrados no Orkut são originários do país.

Simplicidade

Ao falar sobre o futuro do Windows, o diretor-executivo da Microsoft falou em um “mundo sem obstáculos”, em que o uso da tecnologia se tornará mais fácil e rápido e com menos alertas (uma das principais críticas ao Windows Vista).

No telão do palco da CES, a Microsoft deu um exemplo de como isso funcionaria: com poucos cliques é possível fazer duas janelas de navegação, com conteúdo diferente, dividirem a tela para facilitar a comparação de conteúdo.

Durante a demonstração, a Microsoft também anunciou uma ferramenta do Windows 7 chamada Home Group, que tem o objetivo de facilitar a criação de redes domésticas que integram computadores e outros equipamentos eletrônicos.

Com o sistema, é possível integrar todos os PCs de uma residência e ainda selecionar músicas de uma máquina para que sejam tocadas no videogame Xbox 360. A idéia, disse a funcionária que exibiu a novidade, é permitir que o usuário acesse o conteúdo que quiser, quando quiser, independente de onde ele esteja.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166919/visualizar/