Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Janeiro de 2009 às 07:02

    Imprimir


Comissões permanentes da Assembléia Legislativa iniciarão estudos sobre projeto de lei que autoriza o Estado a conceder terapia em grupo nas unidades de saúde para mulheres com câncer de mama. De autoria do deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), o projeto dá condições ao governo para firmar convênios com entidades sem fins lucrativos, cujo objeto social tenha por finalidade proporcionar assistência a pessoas com câncer.

"Nosso objetivo é proporcionar proteção à saúde das mulheres que sofrem com o câncer de mama. Pesquisas recentes, realizadas na área médica, indicaram que as pessoas que participam de terapias em grupo apresentam, após alguns anos, chances menores de ir a óbito, além da diminuição do risco de reincidência da doença", explicou.

Em sua justificativa anexa ao projeto, ele assegura que a terapia em grupo para as mulheres que tem ou tiveram câncer de mama é muito importante e eficaz na redução e até eliminação do sofrimento das pacientes, principalmente por ensiná-las técnicas de relaxamento e de superação. Como os números reais de casos ainda não foram levantados oficialmente, o Instituto Nacional de Câncer mantém em seu site (www.inca.gov.br) uma síntese das estimativas de incidência para o ano de 2008 no Brasil, além de breves comentários sobre os tipos de câncer de maior magnitude os passíveis de prevenção primária (prevenção da ocorrência) ou secundária (detecção precoce).

De acordo com o Inca, no Centro Oeste, a previsão era de 38 ocorrências para cada 100.000 mulheres e Nordeste (28/100.000). Na região Norte, o câncer de mama é o segundo tumor mais incidente.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167066/visualizar/