Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 04 de Janeiro de 2009 às 13:48

    Imprimir


A Central Estadual de Transplantes já realizou 157 transplantes de córnea e oito de rim, mas muitos pacientes ainda aguardam para passar pela cirurgia. Atualmente estão na lista 253 pessoas à espera de córnea e 727 aguardando um transplante de rim. Para tentar aumentar o número de doadores, a Secretaria de Estado de Saúde traçou um plano estratégico de ações com o objetivo de aumentar também o número de transplantes realizados em Mato Grosso.

Para alcançar esse objetivo, no decorrer do ano passado foram realizadas várias atividades de sensibilização e conscientização tanto da população quanto dos profissionais de saúde. De acordo com levantamento feito pela coordenadoria, cerca de 7.000 pessoas, nos municípios da Grande Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra foram informadas por meio da entrega de folderes sobre as principais orientações com relação à doação de órgãos e tecidos para transplantes. Além da população, cerca de 800 profissionais do Estado também foram orientados.

Em Mato Grosso existem quatro comissões intra-hospitalares funcionando nos seguintes estabelecimentos: Hospital Santa Helena, Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital Universitário Júlio Müller e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, os quais possuem Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

A Secretaria de Estado de Saúde mantém uma parceria com Instituto Médico Legal de Mato Grosso (IML/MT) que notifica o Banco de Olhos toda vez em que recebe o corpo de um possível doador dentro do prazo máximo de seis horas após o falecimento, prazo em que os órgãos podem ser utilizados.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Fátima Mello, informa que com a lei de nº 9.434/1997, são os familiares que decidem sobre a doação dos órgãos e tecidos.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167265/visualizar/