Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 03 de Janeiro de 2009 às 20:11
Por: Fábio Guibu

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou hoje o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), onde passava férias, um dia antes da data prevista. Ele seguiu para Salvador (BA), onde repousará com a família na praia de Inema, em área exclusiva da Marinha.

A saída antecipada de Lula da ilha coincide com a gradativa substituição da agenda de lazer da família por eventos políticos do presidente e da falta de privacidade nos passeios.

O presidente chegou a ser puxado pelo braço pela primeira-dama Marisa Letícia quando foi abordado por jornalistas ao deixar a praia do Sueste na quinta-feira.

Antes disso, o casal já havia passeado de barco e de bugue, pescado, mergulhado e nadado em duas praias. A agenda política começou na sexta, quando Lula atendeu convite para conhecer o equipamento de dessalinização de água do mar do arquipélago e a estação de tratamento de esgoto local.

No mesmo dia, foi convidado para conhecer o Projeto Tamar, de proteção de tartarugas marinhas. Ele aceitou e, em entrevista, anunciou que ficaria na ilha até domingo. "Vamos [conhecer o Projeto Tamar]. Nós temos ainda dois dias aqui para conhecer o que não conhecemos ainda."

Biólogos da ONG capturaram duas tartarugas verdes na praia de Sueste para que fossem soltas no mar pelo presidente e pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, também convidado para o evento.

Sem almoçar, Minc aguardou Lula por mais de uma hora. Comeu uma coxinha em um bar, fez fotos com banhistas e soltou a sua tartaruga. O presidente não foi, e a outra tartaruga acabou voltando ao mar sem a sua ajuda. Bem-humorado, o ministro disse, em conversa informal com jornalistas, que se soubesse que Lula não ia, almoçaria antes.

A decisão de retornar ao continente foi tomada pelo presidente à noite. Lula viajou para a Bahia com a primeira-dama, dois filhos, as noras e dois netos. A praia de Inema é isolada, sem acesso para banhistas e jornalistas. O grupo deverá permanecer no local até o dia 10.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167272/visualizar/