Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 29 de Dezembro de 2008 às 18:01

    Imprimir


HARARE - O número de vítimas de cólera no Zimbábue se aproxima rapidamente dos 30 mil casos, número que pode dobrar, segundo confirmou nesta segunda-feira, 29, a Organização Mundial da Saúde (OMS). A origem desta crise sanitária está na poluição das fontes de água e na deterioração dos sistemas de canalização, que têm como cenário de fundo o colapso total dos serviços básicos no Zimbábue.

A agência das Nações Unidas precisou que, até sexta-feira, já haviam sido confirmados 29.131 casos de pessoas com cólera, das quais 1.546 morreram, desde agosto, quando explodiu a epidemia.

A capital Harare e suas cidades vizinhas se mantêm como a área mais afetada, com 330 mortos e quase 10 mil infectados. As organizações humanitárias assinalaram que se preparam para o agravamento desta epidemia que pode provocar até 60 mil casos, segundo o cenário mais pessimista traçado pelos analistas da OMS e que cada vez se torna mais provável.

A epidemia está presente em todo o país com um nível de mortalidade de 5,7%, enquanto nas zonas rurais alcançou até 50%. Os padrões internacionais indicam que em epidemias deste tipo a mortalidade não deveria ser maior do que 1%, mas, neste, até agora passa de 3%, indicou a OMS.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167298/visualizar/