Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 29 de Dezembro de 2008 às 10:20

    Imprimir


Mais de 3 toneladas de peixe foram apreendidas desde o início da Piracema em Mato Grosso. Pescado e material de pesca predatória foram apreendidos neste fim de semana em uma operação realizada por agentes ambientais, no rio Cuiabá.

Redes e tarrafas foram retiradas do rio Cuiabá. A apreensão, realizada durante à noite faz parte de uma ação de combate à pesca ilegal, prática que persiste durante a piracema.

O ub-tenente do Núcleo especializado em Meio Ambiente, Élcio Gomes, afirma que apesar de estar no período da piracema, pessoas ainda tentam capturar pescado neste período proibitivo. "Usam as redes para capturar o pescado neste período em que os os peixes estão em desova. O núcleo especialisado ambiental do 9º Batalhão tem feito fiscalização constante com o objetivo de fazer esta fiscalização e tirar este material e detenção dos infratores", disse o Sub-tenente.

As operações de fiscalização são feitas por um conjunto de forças. Secretaria do Meio Ambiente, Delegacia especializada, Juizado volante Ambiental e Polícia Militar participam das ações. Desde o dia cinco de novembro, ínicio da piracema na Bacia do Paraguai, foram apreendidos 2.600 quilos de pescado. Destes, 80% foram encontrados em estoques não declarados em peixarias.

São praticamente 1 mil quilos a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, segundo a fiscalização, isto não quer dizer que o trabalho tenha sido menos eficiente. O que se defende é que houve um número maior de apreensões de redes e tarrafas. Sem armas para praticar o crime a pesca ilegal acaba sendo coibida.

Para a Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso, é melhor desarticular os infratores antes, do que apreender os peixes depois. "A demora de uma confecção de uma rede de pesca é de 15 dias, trabalhando todos os dias em sua confecção. Quando há apreensão de uma rede de pesca, você está evitando que este pescado saia dos rios", conclui Marcelo Cardoso.

Até agora foram cerca de 500 redes tiradas de circulação. "Em uma operação foram 58 redes apreendidas. Se você fizer um comparativo com o 12 horas de trabalho no rio, temos um pouco mais de quatro redes apreendidas por hora. Então este trabalho de inteligência e de levantamento preliminar é de suma importância para fiscalização", disse o coordenador de fiscalização da Sema, Marcelo Cardoso.

Ainda no fim de semana, a Polícia Militar apreendeu cerda de 400 quilos de pescado irregular em Barra do Bugres. Uma pessoa foi presa. Nesta madrugada mais 177 quilos de pescado foram apreendidos em um veículo que seguia de Porto Estrela para Tangará da Serra.

Os peixes apreendidos no fim de semana devem ser doados a entidades filantrópicas da região.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167351/visualizar/