Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 29 de Dezembro de 2008 às 08:16

    Imprimir


Para Ronaldo, seu peso ideal hoje é 89 kg, cinco ou seis a menos do que ele apresentou no Corinthians na última sexta-feira. Mas, mesmo se conseguir perder os quilos extras, o atacante de 32 anos será um "corpo estranho" no time estilo peso leve montado pelo clube.

Na média, cada um dos prováveis titulares corintianos para a temporada 2009, sem contar o goleiro, pesa 73kg, ou 16kg a menos do que o maior artilheiro da história das Copas projeta ter no próximo ano, quando estrear pelo clube.

Levando em conta a altura, a forma física ideal para o Ronaldo-2009 também destoa do restante de seus companheiros.

Seu IMC (Índice de Massa Corporal, que é o peso dividido pela altura ao quadrado) com 89kg seria de 26,6 --hoje é de 28,6--, o que significa sobrepeso. A média dos demais titulares corintianos que jogam na linha fica em 23,3 --todos têm peso considerado ideal para o tamanho de cada um.

O descompasso entre a forma física de Ronaldo e as dos demais jogadores acontece também porque o Corinthians tem um time de atletas leves.

No São Paulo, por exemplo, os titulares de linha que ganharam o último Brasileiro têm, em média, 2kg a mais do que os titulares do time do Parque São Jorge para 2009, sem Ronaldo.

Do meio para a frente, o Corinthians será ainda mais leve. Morais e Douglas, prováveis meias titulares, têm, respectivamente, 64 kg e 67 kg. Tirando Ronaldo, nenhum meia ou atacante titular ultrapassa 1,75 m.

A comissão técnica corintiana, chefiada pelo técnico Mano Menezes, diz que terá paciência para o novo atacante voltar à boa forma. E também que ele não terá privilégios.

No ano passado, o goleiro Felipe foi vítima dos quilos a mais. Mano já havia decidido tirar o jogador por considerar que ele não estava se empenhando nos treinos. Além disso, o atleta tinha percentual de gordura na faixa dos 15%, o que para um jogador profissional é considerado bem acima do aceitável.

A derrota para o Sport, na final da Copa do Brasil, com falha do goleiro em um dos gols, foi a gota d'água. "Ele não joga mais", disse o treinador.

Felipe só voltou ao time depois de fazer programa especial de treinamento para perder peso. Terminou a temporada com percentual de gordura de 11%.

Já o atacante Dentinho teve de fazer um caminho inverso. Para agüentar o tranco dos zagueiros adversários, foi submetido a um trabalho para ganhar massa muscular. O jogador ganhou mais de 5kg na última temporada, chegando a 71kg.

Ontem, Ronaldo treinou no Parque São Jorge acompanhado do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. O atacante fez exercícios com bola, chutando alternadamente com os dois pés e cabeceando.

Pelas contusões e os quilos a mais, Mano ressaltou que Ronaldo não é mais o mesmo jogador de explosão da época de Barcelona. Nem será mais. Segundo o médico Joaquim Grava, do Corinthians, aos 32 anos um atleta tem mais dificuldade para emagrecer. "Ele não voltará mais a ser aquele jogador de 2002", disse Grava.

Herrera

O técnico Mano Menezes não espera uma reviravolta na negociação envolvendo o argentino, um dos principais artilheiros do time no ano passado.

"São questões do futebol. Você tem uma expectativa de continuidade. Todos queriam, mas não foi possível executar a negociação até por essa realidade financeira dos últimos tempos", falou o treinador, que reconheceu o status de ídolo de Herrera com a torcida, mas que exaltou quem está no clube hoje.

"Vamos valorizar os que ficaram. Isso é sempre o mais importante".





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167375/visualizar/