Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Dezembro de 2008 às 13:04
Por: Eric Nagourney

    Imprimir


Dói quando alguém, por exemplo, dá uma pancada na cabeça com uma raquete de tênis. Mas dói ainda mais, conforme foi descoberto, quando a pessoa que recebeu o golpe acredita que ele não foi acidental.

Estudos preliminares descobriram que a percepção de dor pode mudar de acordo com a experiência. É por isso que dar pílulas de açúcar a alguém e afirmar que elas são remédio pode fazer com que a pessoa se sinta melhor, apontam os pesquisadores.

Mas, neste caso, a percepção tornou a dor pior, relatam os pesquisadores na edição atual da publicação “Psychological Science”. Os autores Kurt Gray, estudante de graduação em Harvard, e Daniel M. Wegner, professor de psicologia, fizeram uma experiência com mais de 40 voluntários.

Para o estudo, os pesquisadores informaram que eles fariam uma série de tarefas – entre elas combinar cores, estimar números e “avaliar o desconforto”. Essa última envolvia receber um breve choque elétrico no pulso.

Os pesquisadores disseram aos participantes que um colega, sentado em outra sala, escolheria qual tarefa eles realizariam. Em seguida, uma tela de computador os informava da escolha do parceiro.

Em alguns casos, o voluntário recebia a informação de que seu parceiro havia escolhido o teste de tolerância a dor. Em outros, diziam que os computadores escolheriam o teste da dor não importando a escolha de seu parceiro.

Quando os voluntários estavam sob a impressão de que seus parceiros estavam infligindo os choques propositalmente, eles os classificaram como mais dolorosos, mesmo sendo iguais.





Fonte: 'New York Times'

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167434/visualizar/