Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Dezembro de 2008 às 14:54

    Imprimir


Para Temporão, 71 cidades estão em situação de alerta. Ele disse que país aumentou em R$ 200 milhões o dinheiro para o combate.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta terça-feira (23) que o país está preparado para enfrentar a dengue, doença que costuma ter seu período mais crítico no verão. Segundo ele, o país aumentou em R$ 200 milhões o volume financeiro colocado à disposição dos estados e municípios para o combate a dengue.

"Estamos preparados. Do ponto de vista do poder público, temos um plano, uma política que está sendo executada. Mas tudo isso exige a participação das pessoas", disse. "Para que nós tenhamos uma vitória esse ano é fundamental a participação de todos, uma mobilização", completou Temporão.

Segundo o ministro, 71 cidades brasileiras estão em situação de alerta para a doença, dentre as quais 14 capitais. O Rio de Janeiro é uma delas, mas, segundo Temporão, a capital fluminense está mais bem preparada do que em situações anteriores para combater o Aedes aegipty, mosquito transmissor da doença.

Dentre os municípios em situação de alerta, o ministro destaca cinco como os de eminente risco: Epitaciolândia (AC), Várzea Grande (MT), Itabuna (BA), Camaçari (BA) e Mossoró (RN).

Além dos recursos destinados aos estados e municípios, o governo fez parceria com as Forças Armadas para o treinamento de 2,3 mil recrutas para combaterem a doença e investiu em mídia para alertar a população sobre os métodos de se prevenir da dengue. Temporão disse que as propagandas vão intensificar durante este verão.

A dengue é uma doença que pode matar e é transmitida exclusivamente pelo mosquito Aedes aegipty. Seus principais sintomas são dores fortes na cabeça e na nuca, olhos avermelhados, febre e enjôos.

Para prevenir a doença, é preciso evitar o acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus, pois é na água que o mosquito transmissor se reproduz. Dados do Ministério da Saúde mostram que só em 2007 158 pessoas morreram por dengue hemorrágica, a pior forma de manifestação da doença.





Fonte: TVCA com G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167512/visualizar/