Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 23 de Dezembro de 2008 às 08:21
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Entre os oito membros da bancada federal, o deputado Pedro Henry (PR) apresentou o maior número de ausências sem justificativas

O deputado federal Pedro Henry (PP) é o campeão de faltas a sessões realizadas no plenário da Câmara de Deputados entre os oito membros da bancada mato-grossense na Casa. Ele não compareceu a mais de dois terços das sessões durante o exercício da nova legislatura, considerando o acumulado de 2007 e 2008. O parlamentar mais assíduo no período é Eliene Lima (PP), com mais de 99% de presenças.

A Câmara Federal realizou nos últimos dois anos 226 sessões. Consulta ao site da Casa na internet revela que Henry estava habilitado ao comparecimento a 205 sessões, descontado o período de licença retirado pelo parlamentar para tratamento de saúde. Contudo ele registrou a presença em apenas 140 sessões em plenário, num aproveitamento parlamentar de apenas 68,3%. Entre as 65 faltas registradas em 2007 e 2008, 17 não foram justificadas.

A falta maciça às sessões em Brasília chama a atenção diante de uma situação política peculiar vivida por Pedro Henry: Ele teve o mandato cassado há mais de um ano, em novembro do ano passado. A punição foi decretada pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso pelo crime de compra de votos. Henry se mantém no cargo por força de uma liminar expedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao contrário de Henry, Eliene Lima, correligionário no PP, faltou apenas a duas das 226 sessões plenárias no acumulado no mesmo período. Pesquisa junto ao link “Transparência”, do site da Câmara, aponta que Eliene inclusive justificou a ausências nas duas oportunidades, chegando a um aproveitamento total de 99,1% em participação às sessões.

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) aparece em segundo lugar na lista de presentes, com 94,2% de aparições, considerando o universo de 226 sessões. O parlamentar dispensou o mecanismo da licença no período eleitoral, quando se candidatou à prefeitura de Cuiabá, registrando apenas uma ausência na temporada.

O índice de presenças de Valtenir é similar ao registrado por Carlos Bezerra (PMDB). Porém, a referência do número de sessões no cômputo de comparecimentos e faltas, no caso de Bezerra, é reduzida a 193, diante de licença retirada pelo político veterano. Nos dois anos, Bezerra compareceu a 182 sessões, o que equivale a 94,3%.

O líder da bancada mato-grossense, Carlos Abicalil (PT), desponta na seqüência, com 91,6% de presença, o que corresponde à participação em 207 sessões no plenário da Câmara Federal. Das 19 faltas, 15 foram justificadas. Thelma de Oliveira (PSDB) aparece com 83,7% de aparições, ao passo que Wellington Fagundes (PR) registra um índice 83,6%. O deputado Homero Pereira (PR) figura com 165 aparições no plenário, que correspondem a 79,7% de presenças. Homero justificou 37 das 42 faltas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167568/visualizar/