Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 19 de Dezembro de 2008 às 16:00
Por: Denise Souza

    Imprimir


Nosso país tem dimensões de continente, visto que há recantos que inexistem instituições educacionais, seja para instrução técnica ou para formação superior dos indivíduos residentes nesses locais. Embora, grande seja o desenvolvimento já ocorrido. Por muitos anos, várias tentativas de permitir o acesso aos estudos já foram feitas, por exemplo, estudo por correspondência, via rádio ou televisão. Há cada época e momento histórico, utilizaram-se as tecnologias disponíveis.

Com o avanço das tecnologias da comunicação e da informação e mais precisamente com o desenvolvimento da internet, a comunicação tornou-se mais rápida oportunizando assim, a veiculação de conhecimento em tempo real. Esta mídia, a internet, permite agrupar em sua estrutura todas as outras como som, texto e imagem. Sendo assim, a partir dessa possibilidade, a utilização da internet para transmissão de informação ficou de mais fácil acesso. Dessa forma, as instituições educacionais aproveitaram a internet para desenvolver plataformas de educação a distância.

Segundo o Decreto 5.622 de 19/12/2005, a Educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional na qual "a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educacionais em lugares ou tempos diversos".

Uma plataforma de EAD reúne diferentes ferramentas como chat, fórum, editor de texto, inserção de imagem, de som, de slides e web conferência, todos integrados para fazer fluir a troca de informação entre professores e alunos. O trabalho do docente com os recursos aí disponibilizados potencializa-se, pois os meios didáticos permitem aos professores lançar mão de recursos didáticos como produção de textos (editor de texto), conversarem com os alunos online (chat), dispor conteúdo para que seus alunos comentem e insiram sua compreensão (fórum), disponibilizar música, imagem e também realizar aulas por meio da web conferência.

Utilizando-se desses recursos o professor exerce seu papel de mediador e promove a integração e interação dos alunos entre si e consigo objetivando a construção coletiva do conhecimento.

A modalidade de educação a distância está focada na autonomia do aluno, ou seja, permite a este: organizar seu horário de estudo de forma mais flexível, ler e externar sua opinião dentro de um contexto de sala de aula virtual, produzir seu conhecimento e interagir com seus colegas e professor de forma que a construção do conhecimento ocorra de forma colaborativa.

Tendo por referência o professor, este não será meramente um transmissor de conteúdos, mas sim mediador na construção do conhecimento de seus alunos.

Como podemos observar a EAD está entre nós, veio para ficar e será mais uma maneira, utilizando-se dos recursos da tecnologia da informação e comunicação, de proporcionar acesso à formação de pessoas que vivem em comunidades distantes dos grandes centros e ou pólos de desenvolvimento que concentram as instituições educacionais.

Podemos inferir que a EAD é um meio de se socializar o conhecimento, e realizar o processo de inclusão digital de comunidades que estão fora do circuito das instituições educacionais.

Abelar Santana Morais - Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação da UFMT





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167643/visualizar/