Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 17 de Dezembro de 2008 às 13:30

    Imprimir


O jornalista iraquiano que jogou os dois sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no domingo (14) foi apresentado nesta quarta-feira a um juiz de instrução, informou seu irmão mais velho, Udai.

Segundo Udai, a audiência de Muntazer al-Zaid foi marcada para as 17h (8h no horário de Brasília). "Muntazer conversou comigo ontem à noite e me disse que os funcionários lhe comunicaram que hoje ele comparecerá perante um tribunal penal dentro da Zona Verde".

De acordo com a advogada Tarek Harb, entrevistada pela agência de notícias France Presse, o jornalista pode ser condenado a pelo menos dois anos na prisão se for processado por "insulto a um líder estrangeiro em visita ao Iraque."

Al Zaid jogou os sapatos contra Bush durante uma entrevista coletiva em Bagdá, no domingo (14). Imagens de TVs mostram que Bush falava ao lado do primeiro-ministro do Iraque, Nuri al Maliki, quando o repórter se levantou, a cerca de um metro de distância do americano, e gritou, em árabe: "este é seu beijo de despedida, cachorro". Bush desvia dos sapatos antes de o jornalista ser contido por seguranças.

O irmão do jornalista também afirmou que, durante sua conversa, Muntazer agradeceu a equipe de advogados de defesa fornecida pela emissora de TV Al Baghdadiya, onde trabalha.

Udai acrescentou que seu irmão parece "cansado e preocupado, já que pode estar sofrendo pressões das pessoas que o mantém detido".

Imediatamente depois de atirar seus sapatos contra Bush, Al Zaid, 29, foi imobilizado e detido pelos membros da equipe de segurança que se encontravam na sala. O repórter permanece sob custódia das autoridades iraquianas e, segundo sua família, foi agredido na prisão.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167766/visualizar/