Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 15 de Dezembro de 2008 às 20:41

    Imprimir


O aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande (Região Metropolitana de Cuiabá), ganhou na manhã desta segunda-feira (15.12), uma nova ala de desembarque doméstico/internacional, única exigência das empresas aéreas para poderem operar vôos internacionais.

O novo espaço foi inaugurado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, o superintendente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) em Mato Grosso, Sérgio Kennedy, o vice-governador Silval Barbosa e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande, Adão Larrea, a secretária-adjunta de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, entre outras autoridades e representantes de entidades ligadas ao Turismo no Estado.

Logo na seqüência do evento festivo, os primeiros passageiros a usarem as novas dependências foram trazidos pela empresa TAM, vindos de Brasília (DF). “A nova ala irá facilitar o ir e vir de turistas da América do Sul com a possibilidade do barateamento do pacote de turismo para o Estado de Mato Grosso”, disse o secretário Yuri Bastos Jorge. Ele afirmou ainda que a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon é mais um passo importante para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso.

O superintendente da Infraero, Sergio Kennedy destacou que as obras de adequação tiveram início no último dia 29 de setembro e que foram investidos aproximadamente R$ 18 mil na ampliação 200 para 700 metros quadrados do antigo salão. “A ampliação vai possibilitar a melhoria da acessibilidade e oferecer mais conforto aos usuários”, destacou. Ele disse ainda que com a inauguração da nova ala, o Estado de Mato-Grosso, ganha uma estrutura adequada para o recebimento do desembarque internacional.

“O que precisamos agora e do pedido das empresas aéreas, que solicitem os vôos internacionais para o nosso Estado e a finalização do acesso internacional com a instalação do posto da Receita Federal”, enfatizou Kennedy.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande, Adão Larrea, ressaltou que o município de Várzea Grande ganha também com a ampliação da infra-estrutura aeroportuária que irá incentivar o aumento do fluxo de turistas estrangeiros e de outros Estados dentro de Mato Grosso. “Esperamos incentivar futuros turistas a utilizarem os serviços de bares, restaurantes e hotéis, aumentando assim o recebimento dos impostos desses serviços pelo município”, destacou o secretário.

Oiran Gutierrez, presidente do Sindicato de Turismo do Estado de Mato Grosso (Sindetur), falou que agora muda o quadro do turismo do Estado. “Lutamos na década passada nos anos de 1995 e 1996, para essa nova adequação de uma ala internacional no Aeroporto Marechal Rondon. Agora finalmente teremos um aeroporto alfandegalizado internacionalmente para receber turistas estrangeiros dentro do nosso Estado”, salientou.

Para o dirigente, esse intercâmbio direto com outros paises facilitará o interesse dos turistas na compra de pacotes turísticos para o nosso Estado, pois o turista se preocupa com o tempo de chegada no destino, agora com futuros desembarques internacionais, “ele sai do seu destino direto para Mato Grosso sem se preocupar com paradas” explicou o dirigente.

O dirigente disse ainda, que o plano piloto agora para o primeiro vôo internacional, será a alternativa de ligar Cuiabá direta com a cidade de Santa Gruz de La Sierra na Bolívia. “Vamos lutar para que em menos de seis meses essa linha entre em operação dentro do aeroporto Marechal Rondon”, salientou Gutierrez.

O empresário do Estado de São Paulo, Carlos Wagner, que desembarcou na nova ala durante a cerimônia de inauguração disse que veio a negócios no Estado de Mato Grosso, e que o Estado ganha muitos benefícios com a nova ala “O mais difícil é a estrutura e isso o aeroporto já tem, agora é as autoridades irem atrás das empresas aéreas, para de fato as linhas internacionais comecem a circular, incentiva o turismo, comércio, e desafoga outros Estados, e aumenta a vida de estrangeiros ao Estado”, argumentou o empresário.

Durante o evento, um monitor de vídeo apresentava peças audiovisuais sobre turismo no Estado no balcão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O evento contou com uma apresentação infantil de dança de cururu e siriri organizado pela Secretaria de Cultura de Várzea Grande.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167916/visualizar/