Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Dezembro de 2008 às 19:17

    Imprimir


Os brasileiros estão mais preocupados em relação à inflação, ao emprego e à renda nos próximos seis meses, segundo pesquisa divulgada pela CNI/Ibope nesta segunda-feira. Segundo o levantamento, a percepção é reflexo da crise financeira internacional, que determinou a piora nas expectativas.

Conforme o estudo, 67% dos entrevistados apostam que a inflação deverá "aumentar" ou "aumentar muito" nos próximos seis meses --ante 55% na apuração anterior, de setembro deste ano. Esse número, segundo a CNI/Ibope resulta da migração dos que acreditavam numa situação de estabilidade dos preços, que caiu de 27% para 19%. Entre os que acreditam que a inflação será reduzida, houve oscilação de 11%, em setembro, para 9%, agora.

A perspectiva quanto à capacidade de geração de postos de trabalho deu um salto ainda maior: 17% dos entrevistados avaliam que o desemprego "vai aumentar muito" (contra 10% no levantamento anterior) e 46% afirma que o desemprego "vai aumentar" (ante os 30% anterior).

"Agregados os valores, a projeção para o aumento do desemprego cresceu, no intervalo de três meses, de 40% para 63%. Esse resultado já deve refletir o impacto das notícias das primeiras demissões realizadas no País em razão da mudança no cenário econômico", informou a pesquisa.

As expectativas sobre os rendimentos apresentam uma situação mais estável, com pequenas oscilações entre a pesquisa atual e a passada. Hoje, 41% afirmam que a renda pessoal não vai mudar no intervalo de seis meses, 38% acreditam que ela vai "aumentar" ou "aumentar muito" e 13% dizem que ela irá "diminuir" ou "diminuir muito". Há três meses, esses percentuais correspondiam, respectivamente, a 42%, 40% e 9%.

Apesar das influências da crise econômica internacional nas expectativas futuras, a maioria da população avalia que a economia do país não sofrerá grandes prejuízos. A pesquisa CNI/Ibope mostra que 56% dos brasileiros acreditam que a economia não será prejudica, ou muito pouco, em conseqüência da crise. Outros 37% da população acreditam que a crise vai trazer muitos prejuízos à economia.

Apesar do otimismo em relação ao Brasil, a pesquisa aponta que 84% dos entrevistados consideram a atual crise econômica grave ou muito grave, enquanto 9% avaliam que a crise não tem gravidade.

Segundo a CNI/Ibope, 44% da população também diz acreditar que o Brasil está mais preparado hoje para enfrentar a crise do que no passado. Outros 28% avaliam que o país está igualmente preparado para as conseqüências da crise, se comparado com tempos passados, e somente 7% crêem que o país não está pronto para enfrentá-la.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167925/visualizar/