Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 15 de Dezembro de 2008 às 10:29

    Imprimir


O arquiteto Oscar Niemeyer, símbolo da arquitetura moderna brasileira, completa 101 anos nesta segunda-feira (15).

Conhecido por seus trabalhos em grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro, Niemeyer comemora seu aniversário quatro dias após se reunir com o presidente Lula para discutir o projeto de reforma do Palácio do Planalto, já concluído por sua equipe.

Brasília, capital nacional e sede do Palácio do Planalto, é um dos locais que abriga o conjunto de obras projetadas pelo arquiteto de maior expressão na mídia.

O trabalho de Niemeyer dentro e fora do Brasil foi tema, recentemente, de uma reportagem no jornal espanhol "El País". O texto, além de destacar a vida produtiva do arquiteto, deu detalhes sobre a construção de um novo centro cultural no país, projeto assinado por Niemeyer.

Na reportagem, o "El País" descreveu Niemeyer como o "maior arquiteto vivo em plena atividade". Niemeyer, entretanto, colocou a importância da arquitetura em segundo plano, realçando o valor da vida e chamando atenção para a miséria ainda presente no Brasil, referindo-se aos meninos de rua da avenida Atlântica, no Rio, onde fica seu estúdio.

Em outubro deste ano, Niemeyer lançou "Crônicas", livro que reúne 28 artigos, quase todos publicados em jornais e revistas "durante as últimas décadas", conforme a apresentação do autor.

No livro, o arquiteto lembra amizades antigas (Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e João Saldanha, entre outros), discute a arquitetura atual e antiga e reclama a necessidade de interromper o crescimento desordenado de Brasília, uma de suas grandes obras.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167997/visualizar/