Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 13 de Dezembro de 2008 às 15:14
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O prefeito eleito de Rosário Oeste (a 116 km da Capital) e candidato à presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Joemil José Balduino de Araújo (PMDB), disse, em entrevista ao RDNews, que, se eleito, vai reestruturar toda a entidade municipalista e cobrou mais transparência nos gastos na gestão de José Aparecido dos Santos, o Cidinho (DEM).

Determinado a manter sua candidatura até o final, Joemil afirma ter apoio de pelo menos 50 dos 141 prefeitos e que mantém contato com lideranças do PT para ampliar o eleitorado. As críticas de Joemil a Cidinho tem lá suas razões. O presidente da AMM não o apóia. "Vamos gerenciar com mais transparência o orçamento de mais de R$ 1 milhão mensais da AMM. Além disso, a Associação não está atendendo a todas as cidades do Estado. Isso não pode acontecer", critica Joemil, atual vice-prefeito de Rosário Oeste e ex-secretário de Estado de Educação no governo Carlos Bezerra (87/890.

Ele é um dos quatro que restam na corrida à sucessão de Cidinho. Também estão no páreo os prefeitos reeleitos Pedro Ferreira de Souza (PP), de Jauru; Manoel Freitas (PR), de Terra Nova do Norte; e Dênio Peixoto Ribeiro (DEM), de Planalto da Serra. A eleição foi antecipada de fevereiro para janeiro. O mandato é de dois anos.

A disputa pela presidência da AMM começou a se afunilar nos últimos 15 dias, tanto que motivou a desistência de quatro prefeitos, restando outros quatro. "Se um deles (dos candidatos) quiser me apoiar, ficarei muito feliz. Estou conversando com todos", diz Joemil Araújo.

A AMM conta como associados 139 dos 141 municípios. Eles contribuem em média com R$ 4 mil mensais. Possui dois escritórios, um em Brasília com 6 funcionários e a sede em Cuiabá, com 74 pessoas. A Associação possui economistas, jornalistas, arquitetos, engenheiros e outros técnicos. Além disso presta assessoria jurídica e auxilia as prefeituras na elaboração de projetos. Mesmo assim, na opinião de Joemil, muitos municípios ficam sem assessoria técnica. "Quero que todas as cidades tenham acesso a estes benefícios. Muitos prefeitos têm reclamado que não possuem assessoria da AMM", dispara.

Relação

O peemedebista criticou o que chama de relação estreita do presidente da AMM com o governador Blairo Maggi. Lembra também que Cidinho não apóia o colega de partido, o democrata Dênio, e sim o progressista Pedro Ferreira. Cobra mais autonomia de Cidinho. "Queremos apenas garantir os nossos direitos e melhorar o Estado", diz, evitando críticas ao governo estadual.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168056/visualizar/