Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 12 de Dezembro de 2008 às 16:19
Por: Alline Marques

    Imprimir


A Operação Arco de Fogo, desencadeada em março deste ano em Mato Grosso com o objetivo de deter o desmatamento na Floresta Amazônica, foi suspensa neste final ano e só deve retornar em janeiro do próximo ano.

No entanto, na região Norte de Mato Grosso o desmatamento ilegal continua ocorrendo em baixo dos olhos da polícia. É o que garante um policial da cidade de Colniza, que prefere não se identificar. Segundo ele, os conflitos agrários continuam e é cada vez maior a disputa por terras e madeira.

A extração ilegal de madeira ocorre à luz do dia e nada é feito. Outro problema é a corrupção. Apesar de ainda existir policiais sérios, muitos acabam se corrompendo pelas propostas milionárias dos madeireiros. Os que tentam combater a ilegalidade são ameaçados e acabam muitas vezes deixando a cidade por medo de represália.

A Operação Arco de Fogo foi motivo de críticas por parte dos parlamentares, chegando a ser considerada truculenta e desnecessária pelo deputado Dilceu Dal’ Bosco na época. Os madeireiros reclamaram que tinham as empresas invadidas pela Polícia Federal. No entanto, de acordo com o governo Federal, a ação tinha um foco de fiscalização e não de força policial.

Só que ao que tudo indica o resultado parece não ter sido muito positivo, já que Mato Grosso continua na liderança do desmatamento acompanhado do Pará, estado onde também ocorre a operação, que é uma parceria da Polícia Federal com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168067/visualizar/