Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 12 de Dezembro de 2008 às 13:25

    Imprimir


A UE (União Européia) aprovou nesta sexta-feira (12) um conjunto de medidas para combater a mudança climática, após um ano de intensas negociações. As medidas permitirão à UE cumprir, até 2020, seu compromisso de reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em 20%, levando em conta os níveis registrados em 1990.

O bloco também estipulou a meta de melhorar a eficiência energética em 20% e determinou que 20% da energia que consome seja originada de fontes renováveis. O bloco também mantém seu compromisso de que 10% dos combustíveis utilizados no transporte sejam renováveis até 2020.

As medidas para conseguir a redução de emissões estabelecem que as indústrias começarão a pagar pelos direitos de emissão que até agora recebiam de graça. A receita dos leilões de permissões vai para os cofres nacionais --foi estabelecido um mecanismo de ajuda para destinar parte do dinheiro aos países mais pobres da UE.

Além disso, os setores mais poluentes, cobertos pelo sistema europeu de comércio de emissões (ETS, em inglês), terão que reduzir suas emissões em 21% em relação aos níveis de 2005.

Os demais setores --como o transporte e o imobiliário- devem fazê-lo em 10% em comparação com 2005.

Para evitar que os setores muito poluentes, mais prejudicados pelo leilão de direito de emissão, levem suas fábricas para fora da UE, está prevista a concessão de 100% dos direitos de emissão de graça a aqueles que ultrapassarem limiares concretos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168094/visualizar/