Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 09 de Dezembro de 2008 às 17:05

    Imprimir


Presidente diz que há muita ‘propaganda’ a favor da crise. Ele citou estabilidade, economia crescente e reservas internacionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (9), que o Brasil é o país mais preparado do mundo para enfrentar a crise financeira internacional.

“Eu posso dizer como presidente da República, não tem nenhum país do mundo mais preparado para enfrentar essa crise. Não tem nenhum país do mundo mais preparado que o Brasil, com mais estabilidade. Nós temos reservas, temos mercado, e temos uma economia crescente”, disse Lula.

O presidente deu a declaração durante a inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Colinas, Tocantins. Estavam presentes na cerimônia o ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-PA), o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, além do governador de Tocantins, Marcelo Miranda.

Lula disse que há quem torça para que a crise atinja o país e que há muita “propaganda sistematizada a favor da crise”.

“Tem gente torcendo pra gente quebrar. (...) Leiam e vejam televisão. Escutem rádio. É quase uma propaganda sistematizada em favor da crise. É quase uma propaganda. Eu acho que a gente tem que falar da crise porque ela é séria, é profunda, mas não foi causada por nós”, disse.

O presidente comparou a crise norte-americana como um “uma bolha, um ovo sem gema”, que quando se quebra, não há nada dentro. Disse que foi causada pela especulação do mercado e que não há motivo para pânico.

O presidente também falou sobre o seu recorrente incentivo ao consumo. Lula disse que é errado desistir de consumir pelo medo do desemprego, porque o consumo estimula o comércio que estimula a indústria. “Essa é a contradição. Imagina a economia sendo a roda gigante.”

“Qual é o conselho que eu dou para o povo? Se você está com dívida, não faça mais dívida. Mas, se você tem um dinheirinho, quer dar um microondas de presente, em suaves prestações, se puder, compre”, afirmou.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168275/visualizar/