Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Dezembro de 2008 às 16:59
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Serviço Geológico do Brasil lança três projetos nesta quarta-feira (10). O evento acontece no auditório da Fecomercio, às 15 horas. O primeiro será o projeto de Metalogenia da Província Aurífera de Juruena, Teles Pires, Mato Grosso e em seguida serão apresentados dados sobre a avaliação de rochas calcárias e fosfatadas para insumos agrícolas de Mato Grosso e o levantamento aerogeofísico da área dois do Estado de Mato Grosso.

O levantamento Aerogeofísico da área dois foi feito em parceria com o Ministério, Minas e Energia (MME), Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB). O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf explica que este tipo de levantamento constitui importante ferramenta para a definição de ambientes geológicos favoráveis à busca de jazimentos minerais, induzindo investimentos com menor risco nas atividades de prospecção e pesquisa pela iniciativa privada. “O levantamento aerogeofísico da área dois, situada na porção sudoeste do Estado, compreende a cobertura de uma área de 74.365 km², com realização de 156.400 km de perfis, com espaçamento entre as linhas de vôo de 500 m e altura de 100m. Os métodos utilizados para esse levantamento foram a magnetometria e gamaespectrometria (U, Th e K)”, explica.

O segundo projeto apresentado será o de Metalogenia da Província Aurífera Juruena – Teles Pires. De acordo com o superintendente de Mineração, da Sicme, Joaquim Moreno, esse projeto tem como foco a avaliação da potencialidade para a presença de novos alvos mineralizados a ouro, na conhecida província aurífera de Alta Floresta. “Trata-se de um produto que fomentará a pesquisa e exploração mineral para ouro na região Norte do Estado de Mato Grosso”, ressalta.

O terceiro será uma avaliação de rochas calcárias e fosfatadas para Insumos Agrícolas do Estado de Mato Grosso. Joaquim destaca que é o resultado de convênio entre o CPRM/SGB e a Metamat. “O objetivo deste projeto é o levantamento de dados geológicos e de economia mineral dos insumos para a agricultura no Estado de Mato Grosso”, ressalta. O secretário Nadaf destaca que com esse levantamento, pretende-se viabilizar a oferta contínua dos bens minerais no Estado. “Isso possibilita o aumento da produtividade e a atração de novos investimentos no setor”, complementa.

Além da equipe da Sicme, o secretário Nadaf, recebe para o evento, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, que representará o ministro do Ministério de Minas e Energia, os diretores do Serviço Geológico do Brasil, Fernando Carvalho, Manoel Barreto e a superintendente regional Maria Abadia Camargo.





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168276/visualizar/